sustentabilidade                    
       
1 Julho
6 min de leitura

Entenda como gerar valor para sua marca com a gestão ambiental

cover image
A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Saiba mais!
gerar valor para sua marca

A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Através dela a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo entenderemos como gerar valor para sua marca com a gestão ambiental. Confira!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é Gestão Ambiental?

gerar valor para sua marca

A gestão ambiental está começando a desempenhar um papel cada vez mais importante na proteção do meio ambiente, bem como na saúde pública. Há uma preocupação crescente em relação à atenção que as empresas dão em relação aos impactos ambientais promovidos por ela.

O significado de gestão, de forma mais clara e sucinta, é o ato de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias através de um alinhamento comum em direção a um objetivo.

A gestão ambiental é parte da gestão geral do negócio. Ela se aplica nas atividades produtivas da empresa e no impacto ambiental que elas podem causar.

A gestão ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente.

Através dela a organização faz com que os seus processos tenham o menor impacto negativo possível no meio ambiente. Também, obtêm melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

A gestão ambiental atua de forma preventiva e corretiva para tornar o negócio sustentável do ponto de vista ambiental, permitindo com que os recursos utilizados da natureza possam ser repostos posteriormente.

Benefícios da gestão ambiental nas empresas

gerar valor para sua marca

A gestão ambiental nas empresas é um sistema de administração que dá ênfase na sustentabilidade.

A adoção de gestão ambiental nas empresas, além de diminuir riscos ambientais, traz consigo oportunidades, como a redução de custos, devido ao melhor gerenciamento de recursos, eliminação dos desperdícios e fortalecimento de sua competitividade, também gera valor para a marca.

Comumente a aplicação da gestão ambiental nas empresas se dá através da implementação das normas ISO 14000, mais especificamente a ISO 14001 ou Sistema de Gestão Ambiental.

É através do SGA que a empresa determina a sua gestão de meio ambiente, os objetivos e indicadores ambientais e como serão monitorados. Além disso, define quais os processos afetam o meio ambiente.

A gestão ambiental nas empresas tem como benefício:

  • redução dos impactos da empresa na natureza;
  • uso racional e sustentável dos recursos naturais;
  • preservação da biodiversidade;
  • uso dos métodos corretos de destinação de resíduos e materiais tóxicos;
  • adoção de sistemas de reciclagem;
  • uso de métodos que reduzam a poluição do ar, da água e do solo;
  • tratamento e reutilização de resíduos e de matéria-prima no processo produtivo de empresas;
  • redução do consumo de água e energia;
  • desenvolvimento de programas de educação ambiental, reciclagem e logística reversa de produtos como pilhas, pneus, baterias, peças de eletrônicos etc.

Como fazer o planejamento da gestão ambiental?

gerar valor para sua marca

O planejamento da gestão ambiental é um processo contínuo e não um evento único. Através do planejamento são identificados os riscos e oportunidades para o meio ambiente.

O planejamento é fundamentado através do ciclo PDCA, abreviação em língua inglesa para as palavras Plan, Do, Check e Act. O ciclo PDCA serve para administrar um processo de maneira sistemática e baseada em fundamentos reais coletados por indicadores que forneçam detalhes sobre o processo.

Portanto, para fazer planejamento da gestão ambiental de sucesso a empresa deve:

  1. Identificar as responsabilidades de todos os atores envolvidos no empreendimento e como suas ações afetam para reduzir os impactos ambientais: devem ser identificados as ações dos fornecedores, clientes, colaboradores, enfim, todos que afetam ou são capazes de afetar a empresa.

  2. Identificar os requisitos legais e de clientes: nesta etapa do planejamento devem ser consideradas todas as legislações, normas e diretrizes técnicas que tange a organização.

  3. Realizar o diagnóstico da situação: nesta etapa do planejamento o gestor ambiental deve realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais, criar indicadores de desempenho e sistema de qualificação para todos os aspectos e impactos ambientais.

  4. Elaborar projetos de gestão ambiental: esses projetos visam a melhoria contínua dos aspectos ambientais identificados na fase de diagnóstico.

  5. Determinar os objetivos ambientais e indicadores: nesta etapa deve ser considerado os aspectos ambientais para definir objetivos que buscam a melhoria contínua de seus processos.

  6. Criar registros para avaliar e controlar a gestão ambiental, os objetivos e os indicadores ambientais.

  7. Comunicar o Plano de Gestão Ambiental a todos os envolvidos: colaboradores, vizinhança, clientes e parceiros, acionistas, fornecedores e etc..

  8. Treinar e capacitar todos os colaboradores sobre a gestão ambiental e sobre a importância de ter processos limpos.

  9. Realizar a análise crítica da gestão ambiental da empresa: esta análise pode ser realizada através dos resultados de auditorias.

Qual a relação entre Gestão ambiental e Gestão de Resíduos?

gerar valor para sua marca

Os resíduos sólidos gerados pelas empresas é atualmente um dos principais problemas no que tange a área de meio ambiente. Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS a responsabilidade pela gestão de resíduos é do próprio gerador.

Uma adequada gestão ambiental favorece a diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelos resíduos, uma vez que através dela a organização reestrutura seus processos e aplica práticas sustentáveis. Além disso, a empresa muda a sua forma de pensar sobre os resíduos, entendendo que sua redução e reutilização são fundamentais para a preservação ambiental.

Ao realizar a gestão de resíduos a empresa está adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento. O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A gestão contribui para reduzir a geração de resíduos através de medidas que modificam o processo, substituindo matérias-primas e maquinários mais eficientes. Além disso, com a gestão é possível quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração de resíduos, isso colabora para a redução.

Para facilitar a gestão ambiental dentro das organizações a empresa pode aderir ao software VGR Gestão de Resíduos Online. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam controle total de todos os processos de gestão ambiental. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

O software de gestão da VGR oferece diversos dashboards que permitem que toda sua equipe veja as tarefas de uma só vez. O progresso de cada uma delas é registrado no seu respectivo lugar para evitar desorganização. Com a plataforma é possível realizar a gestão completa dos documentos necessários para o licenciamento ambiental. Inclusive documentos de seus fornecedores.

Também, pelo software, é possível emitir todos os certificados de maneira automática e monitorar todas as obrigações ambientais da empresa. Além disso, acusa a falta de documentos obrigatórios.

O software, também, coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos. Gera o inventário Conama 313 já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada

Portanto, para gerar valor para sua marca com a gestão de resíduos a empresa deve incorporá-la como parte estratégica do negócio. A gestão atua de forma preventiva e corretiva para tornar o negócio sustentável do ponto de vista ambiental, permitindo com que os recursos utilizados da natureza possam ser repostos posteriormente.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima