Por que a gestão sustentável de resíduos é a melhor opção?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

27/05/2021

gestão sustentável de resíduos

A gestão sustentável de resíduos é a melhor opção porque consiste em compreender os resíduos como “matéria-prima” que pode originar novos produtos através do seu reaproveitamento e reciclagem. Essa concepção sustentável de gestão sugere que as empresas não devem apenas fazer a coleta e disposição final dos resíduos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

É preciso ter qualidade de separação na fonte geradora para que se tenha uma matéria-prima de boa qualidade. Neste artigo entenderemos melhor sobre a gestão sustentável de resíduos. Confira!

Gestão ambiental

O que é gestão sustentável de resíduos?

gestão sustentável de resíduos

A gestão sustentável de resíduos é um modelo de gestão que adota, em seu escopo de processos, ações diversas para alcançar a sustentabilidade. Sempre se baseia nos pilares da sustentabilidade, ou seja, na preservação dos recursos ambientais, sociais e financeiros.

O que era considerado desperdício se torna matéria prima, o que era prejuízo para organização se torna em alguns casos redução de custos e o que gerava impactos ambientais negativos se torna uma ação ambiental.

A gestão sustentável de resíduos é um método de administração empresarial e ambiental que tem como princípio impactar positivamente o ambiente e a sociedade, prezando pelo bem comum.

Como atua a gestão sustentável de resíduos na empresa?

No que se refere à preservação ambiental, a gestão sustentável de resíduos se refere na utilização racional e consciente de insumos de origem natural, buscando minimizar os danos e maximizar os efeitos positivos desses produtos. São empregados métodos de reaproveitamento dos resíduos, redução na porcentagem de insumos naturais e estudos para eliminar sobras.

Além de reduzir a extração de recursos naturais e eliminar as perdas durante a produção, descartam menos resíduos em aterros. Aumentado a vida útil dos mesmos.

No que refere ao aspecto social, a gestão sustentável de resíduos engloba as políticas e as práticas institucionais dotadas de responsabilidade social.

Os principais benefícios da adoção dessas práticas são:

  • promove a criação de novas oportunidades de negócios – como as cooperativas de resíduos dando oportunidades para a população mais vulnerável;

  • permite atrair e reter investimentos e parceiros comerciais de qualidade – muitas empresas buscam parceiros comerciais que tem processos limpos. Além disso, as organizações com responsabilidade social conseguem investimentos com instituições financeiras;

  • permite atrair e reter colaboradores de qualidade – pensando no desenvolvimento de sua carreira profissional e pelo respeito às leis trabalhistas as empresas com responsabilidade social atraem profissionais mais arrojados e inovadores;

  • melhora a imagem da empresa e fortalece a reputação;

  • permite administrar melhor os riscos potenciais do negócio;

  • gera renda para famílias mais vulneráveis através da coleta seletiva e logística reversa;

  • aumenta postos de trabalho;

  • aumenta oportunidades para microempreendedores.

E, em relação ao pilar financeiro, a gestão sustentável de resíduos atua mantendo as transações financeiras da empresa, a fim de obter um fluxo constante de lucros e altos níveis de retorno do capital investido. Isso também, através de parcerias com cooperativas. O que antes era considerado lixo passa a ter um valor quando é negociada a sua venda.

A organização consegue obter investimentos financeiros de bancos com suas políticas socioambientais. Além de créditos por reduzir a emissão de poluentes e a degradação ambiental. Também, aumenta a parceria com outras grandes empresas, que optam por comprar de fornecedores que possuem políticas ambientais sustentáveis.

Qual a diferença entre a gestão de resíduos e a gestão sustentável?

gestão sustentável de resíduos

Realizar a gestão de resíduos é adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada.

O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A legislação que rege a gestão adequada de resíduos é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305/2010. Conforme estabelecido na PNRS a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados. Além disso, devem garantir que os mesmos sejam segregados na fonte geradora e encaminhados para destinação final ambientalmente correta.

A gestão sustentável de resíduos, como dito nos tópicos acima, adota, em seu escopo de processos, ações diversas para alcançar a sustentabilidade baseando nos pilares da sustentabilidade, ou seja, na preservação dos recursos ambientais, sociais e financeiros.

Como implementar a gestão sustentável de resíduos?

gestão sustentável de resíduos

Separamos algumas dicas abaixo a seguir para implementar a gestão sustentável de resíduos:

Caracterização do empreendimento

Cada tipo de empresa gera diferentes resíduos em diferentes fluxos. Nessa etapa da gestão é necessário caracterizar o empreendimento de acordo com o tipo de atividade: se é uma empresa de prestação de serviço, de mineração, uma indústria, enfim…

É observado as suas instalações: se atende público externo ou somente interno, se tem restaurante, se há espaço para tratamento de resíduos in loco, qual o espaço para acondicionamento dos resíduos, etc.

Caracterização e classificação dos resíduos gerados

Nesta etapa é feito a caracterização e classificação dos resíduos gerados.

A caracterização de resíduos sólidos consiste em determinar suas principais características físico-química, qualitativa e/ou quantitativamente.

A classificação de resíduos envolve a identificação do processo ou atividade do qual originou, além de seus constituintes e características cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.

Definição dos indicadores

Os indicadores de sustentabilidade podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta na gestão de resíduos.

O objetivo dos indicadores de sustentabilidade é diagnosticar e avaliar o grau de sustentabilidade na gestão de resíduos, com enfoque nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Auxiliando, assim, nas definições de objetivos e metas para melhoria contínua.

Os indicadores de sustentabilidade surgiram com a necessidade de medir a eficiência do sistema de gestão ambiental. Haja vista que com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS ficou estabelecido que as empresas devem buscar práticas de consumo sustentável. Além disso, implantar instrumentos para incentivar a minimização, a reutilização, a reciclagem e a disposição ambientalmente adequada dos resíduos.

Definição da estrutura

É necessária definir uma estrutura para segregação dos: recicláveis, compostáveis e rejeitos (o que não tem serventia).

Nesta etapa é adquirido toda a estrutura para o acondicionamento dos resíduos de forma correta.

Implantação da Educação ambiental na empresa

Para que o resíduo seja separado e acondicionado corretamente todos os envolvidos devem estar cientes do processo de descarte.

Os colaboradores devem ser submetidos a um treinamento para que separem os resíduos de forma correta.

Triagem e destinação final

Nesta etapa da gestão os resíduos passam para triagem e destinação final. Essa destinação pode ser a venda, doação, tratamento para sua neutralização, etc..

Como a VGR auxilia na gestão sustentável de resíduos?

gestão sustentável de resíduos

A gestão sustentável de resíduos a princípio pode parecer ser complicada, burocrática ou cansativa, principalmente na etapa de classificação e {caracterização](https://www.vgresiduos.com.br/blog/passo-a-passo-para-realizar-a-caracterizacao-do-residuo/) do resíduo. No entanto, é essencial para minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da empresa.

A VGR – Gestão de Resíduos Online é a solução para o negócio e permite realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Com muitos anos de atuação, a VGR conta com profissionais habilitados e experientes em fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos, com o melhor custo benefício.

Com objetivo de gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental, prestando serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos, além de desenvolver treinamentos e monitoramentos para acompanhar a eficiência das ações.

Mediante isso, conclui-se que a gestão sustentável de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável através de ações de triagem e destinação ambientalmente correta dos resíduos. Sendo assim contribui para a redução dos níveis de poluição ambiental, da utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5