gerenciamento de residuos                    
       
20 Outubro
7 min de leitura

Gerenciamento de resíduos sólidos e análise SWOT: como manter o controle de receitas e despesas por área geradora?

cover image
As ferramentas gerenciais, como análise de SWOT, e softwares de gerenciamento de resíduos sólidos podem auxiliar você a controlar, por área geradora... Leia!
Gerenciamento de resíduos sólidos e análise SWOT: como manter o controle de receitas e despesas por área geradora?

As ferramentas gerenciais, como análise de SWOT, e softwares de gerenciamento de resíduos sólidos podem auxiliar você a controlar, por área geradora, as receitas e despesas relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos da sua empresa. Neste artigo você saberá como a análise SWOT facilita o controle de receitas e despesas por área geradora. Confira!

Toda empresa deve realizar o gerenciamento dos seus resíduos mostrando como irá destiná-lo, definindo estratégias para atingir as metas de redução e reaproveitamento e determinando quais as ameaças e oportunidades para uma gestão eficiente. Para isso, o uso da ferramenta de gestão chamada análise SWOT (FOFA) permite identificar elementos chaves para a gestão de resíduos, principalmente no controle de receitas e despesas por área geradora.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • o que é análise de SWOT
  • análise SWOT no controle de receitas e despesas
  • como manter o controle de receitas e despesas por área geradora
  • as vantagens de uma gestão comprometida com princípios sustentáveis
  • gerenciamento de resíduos e software de gestão

O que é análise de SWOT?

O acrônimo refere-se às expressões em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). No Brasil, também é conhecida pelo nome Análise FOFA ou FFOA.

As forças e fraquezas, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa.

A matriz de SWOT é o instrumento de gestão ideal para sua empresa definir as metas e objetivos na gestão de resíduos e acompanhar os resultados regularmente, identificando desvios e tomando as devidas ações para garantir que os resultados planejados sejam atingidos.

A tomada de decisões baseadas em dados precisos é a chave para manter o controle de receitas e despesas por área geradora e subsidiar o alinhamento da sustentabilidade com os objetivos estratégicos da empresa.

Planejamento é indispensável para a concretização dos objetivos empresariais. Ferramentas gerenciais associadas ao uso de soluções tecnológicas podem ajudar a identificar medidas operacionais mais assertivas para o alcance das metas traçadas no plano estratégico.

A técnica de análise SWOT é uma das mais populares; e a utilização de softwares de gestão é uma valiosa alternativa para aplicação da SWOT de modo mais certeiro e eficaz.

A análise SWOT no controle de receitas e despesas

análise SWOT no controle de receitas e despesas

A movimentação entre receita e despesa é comum para qualquer tipo de negócio. Fazer a gestão eficiente desse processo garante que sua empresa tenha competitividade e consiga obter lucros.

Para utilizar a técnica SWOT no controle de receitas e despesas por área geradora você deve listar os pontos fortes e fracos da organização, bem como as oportunidades e as ameaças a que está sujeita. O objetivo é visualizar de modo facilitado (em formato de matriz) as características mencionadas.

Propõe-se uma análise dos cenários interno e externo e a montagem de planos de ação e contingência.

Uma vez organizados todos os itens, perguntem-se como os fatores se relacionam. Isto é:

a) quais são as forças que podem potencializar as oportunidades? b) quais forças podem combater quais ameaças? c) quais fraquezas podem prejudicar as oportunidades; e d) quais fraquezas podem potencializar as ameaças?

Depois disto, determine ações e iniciativas práticas definindo prazos (em quanto tempo o plano definido será realizado?) e responsáveis específicos pelas metas definidas (quem será o responsável pela execução do plano de ação definido?).

Como manter o controle de receitas e despesas por área geradora?

Contar com o controle das receitas e despesas é um dos elementos estratégicos na gestão ambiental e dos resíduos. A partir dessa ferramenta, as empresas têm uma atenção maior de análises sobre os custos relevantes, objetivando atingir melhor performance ambiental no negócio da empresa.

Ter conhecimento dos custos ambientais é fundamental para ter um bom seguimento da empresa, seja em função das penalidades impostas pelas leis ou mesmo pelo mercado.

Gestão ambiental

As organizações que não estão adequadas ambientalmente podem ter um impacto negativo sobre a gestão econômica da empresa causada por consumos desnecessários de recursos (matéria prima, mão de obra); falta de controle de receitas e despesas com o tratamento dos resíduos.

Utilizando um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos você pode identificar com precisão os padrões internos de geração de resíduos. Todo o processo produtivo e as atividades organizacionais correlatas estarão sob monitoramento sistematizado.

Se você está munido de informações específicas sobre a geração de resíduos por setor, fica mais evidente e prático decidir quais as atitudes são prioritárias no gerenciamento. Realizar o controle de receitas e despesas por área geradora torna-se uma tarefa muito mais simples.

O próximo passo será utilizar a análise SWOT para identificar as fraquezas e as ameaças com base em dados concretos. Em seguida, você deverá descobrir os pontos positivos e as oportunidades do negócio. E, por fim, criar planos de ação visando à redução de despesas e a maximização de receitas.

Um exemplo: uma indústria que utiliza o software VG Resíduos gera um relatório setorizado e descobre que 35% (trinta e cinco por cento) das despesas com o gerenciamento de resíduos sólidos está relacionadas à destinação dos resíduos provenientes do setor administrativo.

Ao proceder a análise SWOT a empresa lista altos indicadores de engajamento do capital humano como ponto forte; o percentual de 35% (trinta e cinco por cento) é identificado como uma fraqueza; a possibilidade de multas e detenções pelo descumprimento das legislações ambientais pertinentes, como uma ameaça; e a geração de renda por meio do Mercado de Resíduos figura como uma oportunidade.

Diante da situação narrada uma das possibilidades de plano de ação seria o desenvolvimento de campanhas de conscientização direcionadas ao setor administrativo para redução da geração de resíduos sólidos, consequentemente, reduzir as despesas e superar a ameaça sanções relacionadas à legislação ambiental, aproveitando o alto grau de engajamento do capital humano organizacional; e a adesão ao Mercado de Resíduos para dar uma destinação economicamente mais vantajosa aos resíduos gerados.

As vantagens de uma gestão comprometida com princípios sustentáveis

A destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, além de agradar aos consumidores mais exigentes, quando bem planejada e gerida, pode tornar-se uma fonte de receitas. Empresas que adotam uma postura sustentável podem ter custos operacionais reduzidos e um incremento significativo no marketing.

Segundo o Instituto Ethos (2001), a responsabilidade socioambiental corporativa é vinculada à capacidade da empresa de atender simultaneamente os interesses dos diferentes públicos com os quais ela se inter-relaciona, sendo capaz de incorporá-los ao planejamento de suas atividades. Young (2004), afirma que a responsabilidade social corporativa, definitivamente, tornou-se uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações.

Empresas ambientalmente responsável encontram alternativas produtivas mais viáveis econômica e ambientalmente e agregam valor e solidez à imagem da marca. Por isso, a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos está cada vez mais em alta não apenas pela força coercitiva da legislação, mas, principalmente, pelo retorno positivo às finanças, à abertura de novos mercados, à retenção de talentos que comungam destes ideais e ao marketing.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Gerenciamento de resíduos e software de gestão

O controle de receitas e despesas por área geradora é uma das medidas administrativas que viabiliza a solução de problemas ou falhas operacionais, otimiza o gerenciamento de resíduos sólidos; aponta para as necessidades de redução de custos e impulsionam atitudes pró geração de receita.

Apesar da SWOT ser uma ferramenta interessante, de nada adiantará se a percepção acerca dos itens for equivocada ou superficial. Com a utilização de soluções tecnológicas é possível realizar o planejamento de modo consciente e realístico.

O gerenciamento de resíduos sólidos é quase sempre um tema crítico para empresas de todos os portes. O controle de receitas e despesas por área geradora, por exemplo, é um desafio árduo. Com um software de gestão é possível ter pleno controle das etapas do gerenciamento dos resíduos e gerar relatórios setorizados. Para isso, o VG Resíduos é uma excelente opção. Todas as informações do sistema estão integradas e organizadas de modo a orientar e viabilizar uma gestão mais eficiente.

A geração de gráficos a partir dos dados gerais e setorizados permite a melhor compreensão do cenário empresarial. A análise dessas informações favorecem a estruturação da matriz SWOT e a tomada de decisões estratégicas.

O VG Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

Sendo assim, concluímos que o controle de despesas e receitas no gerenciamento de resíduos pode ser feito através de ferramentas estratégicas, como a matriz de SWOT e softwares de gestão de resíduos. O software da VG Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos, tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios. Além disso, permite reduzir custos da gestão de resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental
seta para cima