Gerenciamento de resíduos sólidos e análise SWOT: como manter o controle de receitas e despesas por área geradora? - VG Resíduos

Gerenciamento de resíduos sólidos e análise SWOT: como manter o controle de receitas e despesas por área geradora?

Gerenciamento de resíduos sólidos e análise SWOT: como manter o controle de receitas e despesas por área geradora?
5 (100%) 3 votos

Ferramentas gerenciais e softwares de gestão podem auxiliar você a controlar, por área geradora, as receitas e despesas relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos da sua empresa.

 

A tomada de decisões baseadas em dados precisos é a chave para manter o controle de receitas e despesas por área geradora e subsidiar o alinhamento da sustentabilidade com os objetivos estratégicos da empresa.

Planejamento é indispensável para a concretização dos objetivos empresariais. Ferramentas gerenciais associadas ao uso de soluções tecnológicas podem ajudar a identificar medidas operacionais mais assertivas para o alcance das metas traçadas no plano estratégico.

A técnica de análise SWOT é uma das mais populares; e a utilização de softwares de gestão é uma valiosa alternativa para aplicação da SWOT de modo mais certeiro e eficaz.

 

As vantagens de uma gestão comprometida com princípios sustentáveis

 

A destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, além de agradar aos consumidores mais exigentes, quando bem planejada e gerida, pode tornar-se uma fonte de receitas. Empresas que adotam uma postura sustentável podem ter custos operacionais reduzidos e um incremento significativo no marketing.

Segundo o Instituto Ethos (2001), a responsabilidade socioambiental corporativa é vinculada à capacidade da empresa de atender simultaneamente os interesses dos diferentes públicos com os quais ela se inter-relaciona, sendo capaz de incorporá-los ao planejamento de suas atividades. Young (2004), afirma que a responsabilidade social corporativa, definitivamente, tornou-se uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações.

Empresas ambientalmente responsáveis encontram alternativas produtivas mais viáveis econômica e ambientalmente e agregam valor e solidez à imagem da marca.

Por isso, a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos está cada vez mais em alta não apenas pela força coercitiva da legislação, mas, principalmente, pelo retorno positivo às finanças, à abertura de novos mercados, à retenção de talentos que comungam destes ideais e ao marketing.

 

Análise SWOT

 

controle de receitas e despesas de residuos

 

O acrônimo refere-se às expressões em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). No Brasil, também é conhecida pelo nome Análise FOFA ou FFOA.

Para utilizar a técnica SWOT no controle de receitas e despesas por área geradora você deve listar os pontos fortes e fracos da organização, bem como as oportunidades e as ameaças a que está sujeita. O objetivo é visualizar de modo facilitado (em formato de matriz) as características mencionadas. Propõe-se um análise dos cenários interno e externo e a montagem de planos de ação e contingência.

Uma vez organizados todos os itens, pergunte-se como os fatores se relacionam. Isto é:

 

  1. a) quais são as forças que podem potencializar as oportunidades?
  2. b) quais forças podem combater quais ameaças?
  3. c) quais fraquezas podem prejudicar as oportunidades; e
  4. d) quais fraquezas podem potencializar as ameaças?

 

Depois disto, determine ações e iniciativas práticas definindo prazos (em quanto tempo o plano definido será realizado?) e responsáveis específicos pelas metas definidas (quem será o responsável pela execução do plano de ação definido?).

 

Gerenciamento de resíduos e software de gestão

 

 

controle de receitas e despesas de residuos

 

 

O controle de receitas e despesas por área geradora é uma das medidas administrativas que viabiliza a solução de problemas ou falhas operacionais, otimiza o gerenciamento de resíduos sólidos; aponta para as necessidades de redução de custos e impulsionam atitudes pró geração de receita.

Apesar da SWOT ser uma ferramenta interessante, de nada adiantará se a percepção acerca dos itens for equivocada ou superficial. Com a utilização de soluções tecnológicas é possível realizar o planejamento de modo consciente e realístico.

O gerenciamento de resíduos sólidos é quase sempre um tema crítico para empresas de todos os portes. O controle de receitas e despesas por área geradora, por exemplo, é um desafio árduo.
Com um software de gestão é possível ter pleno controle das etapas do gerenciamento dos resíduos e gerar relatórios setorizados. Para isso, o VG Resíduos é uma excelente opção. Todas as informações do sistema estão integradas e organizadas de modo a orientar e viabilizar uma gestão mais eficiente.

 

A geração de gráficos a partir dos dados gerais e setorizados permitem a melhor compreensão do cenário empresarial. A análise dessa informações favorecem a estruturação da matriz SWOT e a tomada de decisões estratégicas.

 

Como manter o controle de receitas e despesas por área geradora

 

Utilizando um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos você pode identificar com precisão os padrões internos de geração de resíduos. Todo o processo produtivo e as atividades organizacionais correlatas estarão sob monitoramento sistematizado.

Se você está munido de informações específicas sobre a geração de resíduos por setor, fica mais evidente e prático decidir quais as atitudes são prioritárias no gerenciamento. Realizar o controle de receitas e despesas por área geradora torna-se uma tarefa muito mais simples.

O próximo passo será, utilizar a análise SWOT para identificar as fraquezas e as ameaças com base em dados concretos. Em seguida, você deverá descobrir os pontos positivos e as oportunidades do negócio. E, por fim, criar planos de ação visando a redução de despesas e a maximização de receitas.

Um exemplo: uma indústria que utiliza o software VG Resíduos gera um relatório setorizado e descobre que 35% (trinta e cinco por cento) das despesas com o gerenciamento de resíduos sólidos está relacionada à destinação dos resíduos provenientes do setor administrativo. Ao proceder a análise SWOT a empresa lista altos indicadores de engajamento do capital humano como ponto forte; o percentual de 35% (trinta e cinco por cento) é identificado como uma fraqueza; a possibilidade de multas e detenções pelo descumprimento das legislações ambientais pertinentes, como uma ameaça; e a geração de renda por meio do Mercado de Resíduos  figura como uma oportunidade.

Diante da situação narrada uma das possibilidades de plano de ação seria o desenvolvimento de campanhas de conscientização direcionadas ao setor administrativo para redução da geração de resíduos sólidos, consequentemente, reduzir as despesas e superar a ameaça sanções relacionadas à legislação ambiental, aproveitando o alto grau de engajamento do capital humano organizacional; e a adesão ao Mercado de Resíduos para dar uma destinação economicamente mais vantajosa aos resíduos gerados.

 

 

Coloque em prática essas dicas aderindo ao software de gestão VG Resíduos e redefina à sua maneira de manutenção do controle de receitas e despesas. Teste gratuitamente o software clicando AQUI e se tiver alguma dúvida consulte um dos consultores pelo chat online ou ligue para 0800-892-1035.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019