Sustentabilidade financeira: como ela envolve sua gestão de resíduos

Sustentabilidade financeira: como ela envolve sua gestão de resíduos
5 (100%) 2 votos

A sustentabilidade financeira consiste no uso dos recursos disponíveis de forma equilibrada. A empresa precisa gerir suas finanças evitando despesas desnecessárias e investindo parte dos seus recursos financeiros em seus projetos, principalmente na gestão de resíduos.

Para alcançar a sustentabilidade financeira na sua gestão de resíduos é preciso assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Para isso, deve ser observada a ordem de prioridade determinada na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sustentabilidade financeira – conceito

Sustentabilidade financeira resumidamente é saber utilizar os recursos disponíveis de forma racional, atendendo as necessidades presente, porém seguindo uma lógica de se importar com as necessidades futuras.

A empresa que aplica a sustentabilidade financeira cria meios de gerir seus recursos econômicos evitando despesas desnecessárias. Uma empresa sustentável usa esses recursos de forma segura, aplicando em investimentos e planejamento.

A sustentabilidade financeira assegura que o seu negócio está indo na direção correta. Através da sua aplicação é possível identificar a necessidade de ajustes na gestão para garantir tranquilidade à organização.

Sustentabilidade financeira na gestão de resíduos

A sustentabilidade financeira na gestão de resíduos aborda a necessidade de o sistema dispor de fontes para o seu financiamento. Ou seja, para fazer à gestão dos resíduos a organização dispõe de recursos financeiros? A gestão de resíduos praticada contribui para reduzir os custos com a destinação dos mesmos? A empresa consegue algum lucro com os resíduos gerados?

Para alcançar a sustentabilidade financeira na gestão de resíduos é necessário definir estratégias de redução da geração de resíduos, no reuso e reciclagem. Bem como nos meios de descarte, manejo e transporte. Além da avaliação e gestão dos fornecedores, buscando preços melhores.

Para alcançar a sustentabilidade financeira na gestão de resíduos a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais.

A busca pela sustentabilidade financeira, também, é uma ferramenta eficiente para trazer o incentivo necessário ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Aplicando a sustentabilidade financeira

Para aplicar a sustentabilidade financeira no dia a dia da empresa listamos algumas dicas abaixo. Confira:

Reduza o consumo descontrolado de recursos financeiros

O primeiro passo para alcançar a sustentabilidade financeira é saber quais os seus rendimentos mensais. Posteriormente é necessário avaliar os custos com a gestão de resíduos, assim será possível ter compreensão dos seus gastos. Desta forma, será possível estabelecer um limite a ser gasto ao longo do mês e quanto poderá ser economizado.

Conhecendo seu orçamento você cria uma lista de itens que realmente precisa de investimento e quais não. Assim, evita o consumo descontrolado e prejudicial ao seu orçamento.

Um exemplo é com o custo de transporte de resíduos. Se você não sabe a quantidade de resíduos gerados pode estar tendo um gasto extra com o transporte até o local de destinação. Esse gasto pode ser economizado na coleta em intervalos maiores.

Para ter controle dos resíduos gerados você pode utilizar a tecnologia a seu favor. O software de gestão de resíduos da VG Resíduos controla todo o fluxo de resíduos por fonte geradora. Através da plataforma é possível identificar a quantidade gerada.

Mantenha uma planilha financeira atualizada

É importante desenvolver um controle de suas despesas. A segunda ação a ser feita para aplicar a sustentabilidade financeira é a identificação dos gastos com resíduos.

Muitas empresas não possuem registros que as permitem identificar o quanto está sendo gasto com cada resíduo. Dessa maneira, metas de redução são simplesmente impossíveis de serem propostas.

No artigo ‘Como obter controle de despesas na Gestão de Resíduos?’ você encontra informações importantes para ter controle sobre seus gastos.

O texto ressalta que o controle inicia com a identificação dos gastos com resíduos através da separação dos resíduos que serão destinados a locais diferentes. Também pela quantificação de cada resíduo e também dos valores gastos com cada destinação. Assim a empresa ficará ciente de qual área e qual tipo de resíduo é mais gerado e mais custoso para a organização.

Para isso, investir em tecnologia na sua gestão de resíduos otimiza todo processo, além de reduzir significativamente o desperdício e custos dentro da empresa. A tecnologia auxilia no controle total do gerenciamento, a gerar automaticamente os documentos e relatórios exigidos por lei, a encontrar o melhor preço para destinação, a realizar a gestão de seus fornecedores, entre outros benefícios.

Foque em investimentos

Uma ótima maneira de alcançar a sustentabilidade financeira é buscar investimentos. Seja para reduzir a geração de resíduos ou buscar meios de destinação com custos menores. Esses investimentos, quando bem planejados, podem ser boas fontes de lucro e renda para a empresa.

Outra maneira é disponibilizar os resíduos em bancos de compra e venda. A utilização do Mercado de Resíduos facilita as negociações entre o gerador e o tratador. Desta forma, a empresa consegue destinar seus resíduos de forma segura e com o melhor preço.

A plataforma Mercado de Resíduos aumenta a chances de qualquer empresa reduzir seu custo com destinação.

Para encontrar o melhor preço para destinação de resíduos o gerador faz um filtro direto no mapa e encontra os fornecedores mais próximos da sua empresa. Para isso é necessário dizer qual o resíduo e a quantidade produzida.

Desta forma, a plataforma irá direcionar você para o melhor fornecedor, já com uma análise prévia de critérios como licença ambiental, preço e pontuação em relação à concorrência.

Também, pelo Mercado de Resíduos é possível encontrar transportadores de resíduos que podem realizar o transporte até o local de destinação.

A plataforma tem a função de servir como um guia para promoção de oportunidades de negócios, a fim de evitar o desperdício e permitir melhor qualidade, menor custo e menor impacto ambiental.

Desta forma, a sustentabilidade financeira na gestão de resíduos busca o equilíbrio entre o custo com a gestão e a produção e consumo sustentáveis. Para isso é preciso reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. A VG Resíduos pode auxiliar na conquista da sustentabilidade financeira, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019