É possível ganhar dinheiro com venda de papel usado?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

03/03/2022

venda de papel usado

Sabia que é possível ganhar dinheiro com venda de papel usado que seria descartado? Ao vender o papel inutilizável a sua organização estará contribuindo para um mundo mais sustentável. Além disso, é um mercado rentável e contribui para o crescimento do setor.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo vamos mostrar como ganhar dinheiro com a venda de papel. Confira!

Agende uma demonstração Online

Venda de papel usado

A venda de resíduos é um dos desafios da atualidade para as empresas, que têm sofrido cada vez mais pressão para transformar fontes de custos em fontes de receitas.

Nos últimos anos, as organizações têm buscado otimizar sua relação com os resíduos e, não apenas no sentido ambiental, mas também vem tentando melhorar sua relação financeira com os materiais que restam de suas operações.

Os resíduos de papéis gerados pela sua empresa não precisa ser uma dor de cabeça ou um material que você fica tentando procurar formas de fazer desparecer. Dá para ganhar dinheiro com o que hoje você joga fora ou até mesmo gasta muito dinheiro para eliminar do seu empreendimento.

Há um grande movimento de criação de alternativas lucrativas para materiais que antes seriam destinados aos aterros e lixões.

Antes de tudo é preciso entender que há materiais que podem ser reciclados e outros que não se enquadram mais nos requisitos necessários.

Os papéis contêm fibras que perdem as características físico-químicas nos vários processamentos de reciclagem, então vão perdendo sua qualidade, e daí não servem mais para a reciclagem.

Para fazer a separação dos resíduos do papel, é preciso: separar por tipo de resíduo, limpeza de contaminantes e compactação dos materiais.

Qualquer empresa pode comprar seus resíduos?

Não. Fique atento a isso!

Antes de finalizar uma venda dos seus resíduo de papel a outra empresa, você como gerador do resíduo deverá ficar atenta à licença ambiental do tratador. Caso o interessado pelo papel usado não possua habilitação para trabalhar com esse resíduo, a sua empresa poderá ser responsabilizado por qualquer incidente com o material comercializado.

A importância do mercado de papéis reciclados

venda de papel usado

O setor de papéis recicláveis vem aumentando significativamente. Em 2000, o uso dos recicláveis representou 45% da produção mundial de papel. No Brasil, 37% do papel produzido vai para a reciclagem.

O mercado para os papéis recicláveis está concentrado nos setores de confecção de embalagens, papéis sanitários e impressão.

Com relação à sustentabilidade, a utilização de papéis recicláveis representa:

  • uma tonelada de corte de papel evita o corte de aproximadamente doze árvores de reflorestamento;
  • uso das aparas de reciclagem leva à economia de insumos, principalmente a água que é utilizada nos processos de produção da celulose.

Tendo em vista que para fabricar papel, precisa de:

  • 1 tonelada de papel é necessário duas toneladas de madeira, ou seja quinze árvores;
  • 50 a 100 mil litros de água;
  • aproximadamente 7 mil kW de energia.

Com a reciclagem, o volume de água utilizado cai para dois mil litros e o consumo de energia cai para 3 mil kW.

Reciclar papel, leva à redução de consumo de energia, emissão de poluentes e o uso da água, além do percentual de papel descartado como resíduo sólido.

Tudo começa na indústria de papel

Para produção de uma tonelada de papel gera aproximadamente 18 kg de poluentes orgânicos descartados nos efluentes e 88 kg de resíduos sólidos. Os resíduos são compostos por: fibras, material insolúvel e celulose.

A indústria de papel gera muitos volumes de resíduos orgânicos e inorgânicos, que agridem o meio ambiente. Esses resíduos, e também o lodo branco, devem ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.

Um dos principais resíduos da indústria de papel é o lodo branco. Alguns pesquisadores descobriram que adicionando enzimas para quebrar as moléculas do lodo branco, pode-se ter uma matéria-prima para produzir etanol.

O lodo branco oferece valor agregado. Ele é reutilizado na produção do biocombustível.

Essa uma boa oportunidade para a venda desse resíduo em específico, gerado no começo da sua produção, na indústria de papel. Um mercado a ser explorado no Brasil: biocombustível a partir do lodo branco.

Processo da reciclagem do papel

venda de papel usado

A reciclagem do papel é importante por reduzir seu acúmulo nos aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais, como água e madeira.

Os processos da reciclagem do papel:

  1. classificação: classifica-se o papel em função da sua qualidade, origem e presença de matérias toleradas;

  2. trituração: fragmenta-se em dimensões pré-determinadas, de alguns lotes de papel, como: revistas, jornais e aparas;

  3. enfardamento e a venda do papel usado nas indústrias de reciclagem.

Veja o esquema explicativo sobre o processo da reciclagem abaixo.

Resíduos de papel

Os papeis coletados chegam às fabricas de reciclagem geralmente misturados com outras substâncias.

Primeiramente no processo todo o material coletado é triturado formando uma pasta de celulose. Com isso, essa pasta é peneirada para retirar as impurezas, como: fitas adesivas, plásticos, e outros metais.

Para que o papel seja passível de reciclagem com qualidade, não pode estar poluído com materiais como: ceras, plásticos, manchas de óleo ou tinta, terra, madeiras, barbantes, metais, vidros, etc. isso pode dificultar o processo da reciclagem.

Venda dos resíduos de papel

venda de papel usado

O papel reciclado pode originar diversos materiais, como:

  • produtos de papel sanitários (papel higiênico, toalhas de papel e toalhas de chá, dentre outros);
  • papel não revestido;
  • papel de cópia;
  • papel de jornal;
  • revistas.

Esses são os mercados que podem ter interesse na compra dos seus resíduos de papel.

Para alcançar ainda mais retorno com o uso dos papeis recicláveis, pode-se usar o papel reciclado ou até mesmo os resíduos do papel também para a fabricação de papéis de maior qualidade, como as revistas e alguns jornais.

Ainda tem a questão da tributação. A Lei 11.196/2005, conhecida como a Lei do Bem, pois são medidas de desoneração tributária. No artigo 48 está disposto a possibilidade de suspender a cobrança das contribuições para o PIS/PASEP e para a COFINS na venda de produtos reciclados, em específico: venda de desperdícios, resíduos ou aparas.

A suspensão da tributação busca incentivar as empresas de reciclagem, sendo um modo de compensação para produção e comercialização dos materiais recicláveis que tem baixo valor agregado, permitindo que a empresa obtenha ganhos, adquira maquinários e eleve sua produtividade.

Como receber auxílio profissional na venda de resíduos de papel?

venda de papel usado

A VGR Gestão de Resíduos Online, referência nacional em gerenciamento de resíduos, traz a ferramenta Mercado de Resíduos que proporciona o encontro entre empresas geradoras e compradoras de resíduos.

A partir do software é possível encontrar outras corporações que compram ou vendem o resíduo que seu negócio produz, que pode ser tanto resíduo de papel, quanto outros materiais.

Por meio digital, geradores e tratadores de resíduos podem realizar parcerias. Basta que as geradoras se cadastrem na plataforma e informem qual resíduo produzem. Da mesma forma, tratadoras cadastradas têm acesso aos materiais das geradoras, podendo se interessar pelas sobras. De maneira totalmente automatizada, a plataforma coloca gerador e tratador em contato, selecionando as melhores propostas para cada negócio.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5