6 truques para implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

6 truques para implementar a gestão de resíduos do seu restaurante
5 (100%) 2 votos

implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

Como implementar a gestão de resíduos do seu restaurante com eficiência e rapidez? Essa é uma dúvida recorrente, uma vez que a necessidade pela adoção de práticas sustentáveis chegou às empresas pequenas.  Além disso, os resíduos são bastante específicos e costumam diferir daqueles produzidos pelas demais organizações.

Portanto, fique atento a essas importantes dicas sobre a gestão de resíduos no seu restaurante!

Gestão de Resíduos: como controlar toda documentação da sua empresa?

Por que implementar a gestão de resíduos no seu restaurante?

Implementar a gestão de resíduos é importante porque racionaliza o descarte dos materiais e torna a organização mais sustentável. É preciso lembrar que os resíduos orgânicos são os grandes responsáveis pelo acúmulo de ratos e pelo mau cheiro nas vias urbanas.

A gestão de resíduos também pode acabar fazendo com que o restaurante evite custos desnecessários com o descarte.

Para ajudar nossos leitores proprietários de restaurantes, listaremos abaixo 6 truques que podem ser usados para se implementar a gestão de resíduos.

1 – Não misture o lixo

implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

O grande vilão da gestão de resíduos é o lixo misturado. O que antes era papel, metal, plástico, material orgânico, etc. quando é misturado vira apenas “lixo”.

É muito difícil tratar resíduos mistos, ou seja, os que se encontram misturados com outros materiais. Isso porque as técnicas de tratamento variam de resíduo para resíduo, o que impossibilita o tratamento de grandes volumes mistos.

Para evitar que o lixo seja misturado, instale pontos de coleta seletiva no máximo de locais possíveis dentro do restaurante. O resíduo orgânico que volta dos pratos deve ser lançado separadamente das latas, vidros, papéis, etc.

Se todos os resíduos estiverem segregados, haverá uma chance muito maior de se localizar tratadores dispostos a coletar e agregar valor ao material.

2 – Consiga tratadores que agreguem valor aos resíduos

Por falar em tratadores, eles são indispensáveis à implementação da gestão de resíduos do seu restaurante. Não há que se falar em gestão de resíduos, sem a figura dos tratadores.

O ideal é que se consiga empresas que estão dispostas a pagar pelo resíduo, mas caso se consiga tratadores que coletem sem custo, isso já ajuda bastante.

O importante é que se obtenha empresas especializadas e legalmente habilitadas para coletar o resíduo regularmente. Para isso, ferramentas especializadas como o Mercado de Resíduos podem ajudar bastante.

O Mercado de Resíduos localiza tratadores próximos ao seu restaurante e seleciona o que oferecer a melhor condição para a coleta.

implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

3 – Utilize ferramentas que automatizem a gestão de resíduos

Tão importante quanto obter bons tratadores é possuir um bom processo de gestão. Caso o restaurante tenha que fazer tudo manualmente, pode ser que vários registros passem batido, ou que se perca documentos, etc.

Hoje já existem ferramentas que fazem tudo sozinhas, um exemplo é o VG Resíduos.

O software trabalha online em sincronia com o Mercado de Resíduos e realiza todos os registros da geração de resíduos da empresa.

Ele pode ser programado para lançar ofertas diretamente no Mercado de Resíduos e cria todo o ambiente normativo para gestão de alto nível.

Hoje em dia já existe um grande desenvolvimento metodológico a respeito da gestão de resíduos.

Por isso, é melhor usar ferramentas que já implementam as boas práticas vigentes, do que tentar reinventar a roda. Ferramentas como o VG resíduos podem fazer todo o processo de gestão de resíduos do seu restaurante de forma instantânea.

4 – Verifique se toda a legislação ambiental está sendo seguida

implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

Algo importante a ser verificado quando se pretende implementar a gestão de resíduos de qualquer empresa é a parte legal.

O Brasil é um país com alta complexidade nas leis ambientais e por isso, deve-se tomar cuidado com as práticas da empresa. Algumas práticas obrigatórias são bem conhecidas, como a proibição de se descartar lixo nas vias públicas e etc.

Contudo, existem normas que são desconhecidas de grande parte do empresariado e por isso é importante poder contar com profissionais experientes.

Uma maneira de se fazer isso é através de consultorias especializadas, outra maneira é através de ferramentas que já automatizam as boas práticas legais.

Empresas que usam sistemas como o VG Resíduos possuem maior regularidade legal porque as ações de gerenciamento e tratamento disponíveis no sistema já são legalmente validadas.

Este tipo de atribuição ajuda muito no dia a dia da empresa, já que ficar pesquisando leis não agrega valor econômico à firma.

5 – Utilize instrumentos de logística reversa

Outro ponto de extrema relevância para implementar a gestão de resíduos em seu restaurante é a utilização da logística reversa. A logística reversa é o processo de levar novamente à cadeia de valor, itens que chegaram ao fim de sua vida útil.

Assim, pode-se procurar realizar a compostagem com material orgânico, a reciclagem das latas, vidros, papéis, etc. bem como o correto direcionamento dos óleos e gorduras.

Há uma gama enorme de possibilidades de inserção de resíduos de restaurante da logística reversa.

Agindo desta forma, o restaurante poderá se valer de uma imagem positiva, além de conseguir auferir ganhos não operacionais. Ou seja, que não vem da venda de comida.

Descarte de lixo em restaurantes: como fazer da maneira correta?

6 – Ganhe dinheiro com a venda dos resíduos do restaurante

implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

Por falar em ganho de dinheiro de forma não operacional, os resíduos de restaurante estão entrando na rota do comércio de lixo.

O crescimento das usinas de compostagem tem possibilitado o tratamento de orgânicos de uma forma nunca antes vista. De igual forma, pode-se ganhar um bom dinheiro vendendo latas, vidros, óleos, papéis, etc.

Para por este plano em prática é necessário recorrer a dica 1 informada neste artigo. Não misture o lixo.

Se tudo estiver separado, a probabilidade de se encontrar tratadores interessados em comprar o resíduo crescerá muito. Desta forma, além de sustentável, o restaurante será ainda mais lucrativo.

Quais resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira?

Os benefícios de se praticar gestão de resíduos nos restaurantes

Esperamos que com estes truques, você consiga implementa a gestão de resíduos em seu restaurante.

As possibilidades de ganhos advindos do correto gerenciamento dos descartes são muitas, desde a valorização da imagem, até o aumento das receitas.

Neste sentido, empresas que utilizarem as melhores práticas e mantiverem o melhor relacionamento com tratadores, tenderão a desfrutar de vantagens no mercado.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a Gestão de Resíduos Auxilia Sua Empresa a Afastar Passivos Ambientais?

implementar a gestão de resíduos do seu restaurante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019