Gestão de Resíduos: como controlar toda documentação da sua empresa? - VG Resíduos

Gestão de Resíduos: como controlar toda documentação da sua empresa?

Gestão de Resíduos: como controlar toda documentação da sua empresa?
5 (100%) 1 voto

Gestão de Resíduos

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados à destinação final.

A falta de gestão de resíduos dentro de um empreendimento pode conduzir a vários problemas, como: contaminação do solo; contaminação das águas; aumento da população de ratos, baratas e moscas; aumento dos custos de produtos e serviços; entupimento das redes de drenagem das águas de chuva; etc.

Para o sucesso da gestão de resíduos ter controle sob os documentos é essencial para que as atividades ocorram com fluidez e efetividade. Além do mais, evita que os documentos comprobatórios do transporte e destinação sejam perdidos. Então, confira como controlar toda a documentação necessária para gestão de resíduos de uma empresa!

Confira: cinco dicas para realizar o gerenciamento de resíduos hospitalares

Porque fazer gestão de resíduos?

 

Gestão de Resíduos

A gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. Seu principal objetivo é a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), do Ministério do Meio Ambiente, a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

Com a gestão as empresas também tem a oportunidade de ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos. Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Contribui, também, para uma imagem positiva diante de seus clientes, parceiros e a comunidade local. Garante o cumprimento dos requisitos legais, minimizando os riscos de multas e punições.

Porque controlar toda a documentação da gestão de resíduos?

Gestão de Resíduos

Para qualquer empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios.

Na gestão de resíduos, o controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

A melhor maneira de gerir todos os documentos comprobatórios necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos.

No mercado existe vários software que realizam a gestão dos documentos em uma empresa. Na plataforma VG Resíduos é possível realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Leia também: Lodo Biológico: como sua empresa deve destinar corretamente?

O uso da tecnologia na gestão de resíduos

O uso da tecnologia digital para controle de documentos surge com grande aliada para gestão de resíduos.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão.

Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente virtual. Isso aumenta a agilidade dos processos e a segurança das informações.

A plataforma VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

Vantagens do controle de documentos

Os benefícios em ter controle de documentos na gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos, pois são geridos todos os documentos necessários para o cumprimento da legislação ambiental;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas dos documentos comprobatórios;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários
  • auxilia no cumprimento de prazo, evitando o atraso.

Documentos necessários para gestão de resíduos

Gestão de Resíduos

Sabemos a importância da gestão de resíduos, não só por cumprir os requisitos legais, mas também por trazer diversos benefícios à empresa.

Para conseguir realizar a gestão adequadamente muitas organizações procuram os serviços de empresas terceirizadas especializadas na coleta, transporte e tratamento de resíduos. Essas terceirizadas especializadas garante que o trabalho seja feito de forma adequada. Além do mais, representa uma redução nos custos para os geradores de resíduos.

No entanto, a organização deve ter conhecimento de todos os documentos obrigatórios que a terceirizada contratada deve fornecer como garantia da coleta, transporte e descarte adequado para cada categoria de resíduo.

Abaixo listamos os documentos obrigatórios que devem ser controlados.

Leia também: resíduos sólidos: o que são, legislação a respeito e como destinar e tratar corretamente?

CADRI

CADRI é um certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental. É uma ferramenta que demonstra que o resíduo está sendo transportado para um local de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

É um documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Trata-se de um instrumento de fiscalização exclusivo do estado de São Paulo.

Os tipos de resíduos que exigem o CADRI encontram-se divididos em duas classes:

Resíduos Classe I – Perigosos

Resíduos Classe II A – Não Inertes

Abaixo seguem exemplos de Resíduos de Interesse Ambiental:

  • resíduos industriais perigosos;
  • resíduo sólido domiciliar;
  • lodo de sistema de tratamento de efluentes líquidos industriais ou de sanitários;
  • EPI contaminado e embalagens contendo PCB;
  • resíduos de curtume não caracterizados como Classe I;
  • resíduos de indústria de fundição não caracterizados como Classe I;
  • resíduos de portos e aeroportos;
  • resíduos de serviços de saúde, dos Grupos A, B e E;
  • resíduos de agrotóxicos e suas embalagens.

MTR

Gestão de Resíduos

MTR é a sigla de Manifesto de Transporte de Resíduos.

A emissão do MTR é obrigatória para conhecer e monitorar a destinação do resíduo gerado e tratado. Além disso, através dele é possível controlar a forma adequada do transporte entre gerador e receptor e o encaminhamento para locais licenciados. Com o MTR é possível diminuir os riscos do manejo e transporte inadequado e ilegal dos resíduos por parte dos transportadores e receptores de resíduos.

Saiba para quem é obrigatória a emissão do MTR e como proceder.

Certificado de Destinação de Resíduos

O certificado de destinação final de resíduos é um documento emitido pela empresa receptora dos resíduos, e que comprova o seu recebimento. Com ele a empresa geradora comprova que tiveram o devido cuidado com a destinação final dos resíduos.

Sabemos que quando uma empresa não documenta e também não promove o controle de documentos, etapas/ações significativas do negócio podem se perder ou sofrer modificações indesejadas. O controle de documentos na gestão de resíduos é mais que necessária para a organização ter controle de todos os documentos obrigatórios. Tendo esse controle é possível comprovar que a empresa dá o destino ambientalmente correto a seus resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019