Gerenciamento de Residuos                    
       
13 Julho
5 min de leitura

Como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa?

cover image
Sua empresa está em dia com a gestão de resíduos? Por isso, há diversas vantagens na contratação de uma startup como a VG Resíduos. Confira!
gestão de resíduos

Sua empresa está em dia com a gestão de resíduos? Não dá mais para deixar o lixo sujar o nome de sua empresa. Por isso, há diversas vantagens na contratação de uma startup como a VG Resíduos, do grupo Verde Ghaia. Através de uma plataforma online, a VG Resíduos tem toda a expertise para a gestão de resíduos de uma empresa.

E por que é importante gerenciar os resíduos de uma organização? Muitas empresas negligenciam as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada para reduzir o volume e estimular a reciclagem. As estatísticas apontam que no montante de 1,5 milhão de indústrias no Brasil, apenas 3% gerenciam seus resíduos. Isso representa o desperdício de 8 bilhões de reais.

Contando com um suporte como o da VG Resíduos, as empresas podem ganhar uma série de vantagens. Não têm altos custos com a logística de tratamento do lixo e adotam um processo simplificado para destinação das sobras. Além disso, a organização que gerencia corretamente seus resíduos zera riscos e multas ambientais e aumenta a sua reputação.

Acompanhe, a seguir, as vantagens de contar com a plataforma da VG Resíduos.

Veja por que a VG Resíduos pode auxiliar empresas

gestão de resíduos

A VG Resíduos tem 18 anos de atuação e ocupa o terceiro lugar entre as 100 startups mais promissoras do Brasil.  No ranking 2017 da publicação 100 Open Startups, a VG Resíduos foi um dos três negócios mais atraentes para o mercado. A avaliação envolveu quase três mil empresas distribuídas em 24 estados brasileiros.

Mas o que a VG Resíduos oferece de diferencial para sua empresa? Ela apresenta soluções para organizações que não sabem ou precisam aperfeiçoar a gestão de resíduos, um dos grandes problemas da atualidade. O volume de resíduos gerados não para de crescer, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).  Em 2015 foram geradas 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos, 1,7% a mais do que no ano anterior.

As soluções da VG Resíduos envolvem todo o gerenciamento dessas sobras dos processos de produção empresariais. As orientações vão desde processos para evitar a geração excessiva de resíduos até como dar uma destinação correta às sobras. Todo o suporte é feito de maneira ecologicamente correta, seguindo as leis ambientais.

Gestão ambiental

Compreenda a importância da gestão de resíduos

gestão de resíduos

Embora apenas 3% das indústrias brasileiras gerenciem seus resíduos, essa é uma pauta que precisa de extrema atenção. Reverter o problema do excesso de resíduos e da degradação ambiental é um desafio, por isso a criação de leis ambientais.

Desde 2010, a questão dos resíduos sólidos brasileiros vem sendo tratado à luz da Lei 12.305. Conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determina as ações adequadas em cada fase da gestão dos resíduos. Seu objetivo principal é minimizar a produção das sobras e estimular ao máximo o reaproveitamento e reciclagem, visando a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

As empresas que ignoram essas leis ambientais podem ser multadas, perdendo rentabilidade. Se o passivo ambiental gerado for grave, a organização pode sofrer dano de imagem e até ter seu funcionamento suspenso.

A VG Resíduos conhece as diretrizes ambientais e pode dar a consultoria ideal às empresas que precisam gerenciar seus resíduos. A startup trabalha com o conceito de logística reversa, preconizada pela PNRS, e estimula seus clientes a adotarem essa prática.

Trata-se de processo pelo qual as organizações são obrigadas a estruturar um sistema de logística que faça os produtos retornarem à sua origem. Isso se dá com a coleta das mercadorias depois de usadas pelo consumidor. Com a reciclagem dos produtos pós-consumo é possível a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de subproduto com valor comercial.

Conheça como a gestão de resíduos pode ser lucrativa

gestão de resíduos

Atuando nessas três frentes, gerenciamento de resíduos, Mercado de Resíduos e logística reversa, a VG Resíduos pode impulsionar uma organização.

Contando com o suporte da startup, é possível ser mais lucrativa, pois as organizações:

  • evitam multas;
  • evitam notificações ambientais;
  • reduzem os custos dos resíduos;
  • geram receitas;
  • tornam-se mais sustentáveis;
  • obtêm mais credibilidade no mercado;
  • reciclam e investem menos em matéria-prima.

Como se vê, é estratégico contar com o suporte de uma startup que é referência no gerenciamento de resíduos.  Ao contratar os serviços da VG Resíduos, as empresas podem ganhar uma série de benefícios.

Não é possível, nos dias atuais, ser negligente com o gerenciamento das sobras do processo de produção. O descaso com a gestão de resíduos pode abalar a reputação de uma empresa. Por outro lado, adotando uma postura ecologicamente correta, a organização zera riscos, multas ambientais e ganha credibilidade.

Outras funcionalidades da VG Resíduos

A VG Resíduos ainda possui outro diferencial: o Mercado de Resíduos. Ele permite às empresas transformarem resíduos em receita. Trata-se de uma plataforma online de oferta e busca de resíduos e serviços. Por meio digital, geradores e tratadores de resíduos podem realizar parcerias. Os geradores cadastrados na plataforma informam qual resíduo produzem, já os tratadores podem fazer ofertas para manejo ou compra dessas sobras. De forma totalmente automatizada, a plataforma seleciona qual a oferta ganhadora do leilão, colocando gerador e tratador em contato.

Por meio da plataforma, a VG Resíduos gera valor para seus clientes, transformando o resíduo em insumo que pode ser aproveitado. O que é sobra para uma empresa pode ser reciclado, virando matéria-prima para outra organização. Todo esse processo pode dar um destino correto aos resíduos e, ainda, minimizar os impactos ambientais.

Além de as empresas poderem vender, trocar e comprar resíduo, também há possibilidade de contratar fornecedores para transporte e tratamento. Tudo isso com facilidade, economia e segurança!

Toda a logística de manejo do lixo pode ser feita corretamente, com o suporte de uma startup especializada no assunto.  Vale a pena cuidar corretamente dos resíduos de uma empresa, aderindo a um processo descomplicado de gerenciamento das sobras.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Como aumentar sua renda com o tratamento de resíduos industriais.

Gestão ambiental
seta para cima