programa de reducao de residuos                    
       
23 Abril
5 min de leitura

Cinco dicas para reduzir resíduos, diminuir custos e ser sustentável

cover image
Você sabe como diminuir custos e ser sustentável através da redução na geração de resíduos? Veja como implementar medidas simples e sustentáveis. Leia.
reduzir resíduos

Você sabe como diminuir custos e ser sustentável através da redução na geração de resíduos? Implementação de medidas simples ligados à sustentabilidade, revisão de processos produtivos, novas políticas de reuso e reaproveitamento, substituição de embalagens por outras biodegradáveis, redução no uso de recursos naturais através da substituição por reciclado: são medidas que visam à redução de custos, redução do preço final dos produtos e fortalecimento da marca.

Para sua empresa diminuir custos e ser sustentável é necessário que ela adote um processo de transformação e incorporação de ações sustentáveis em suas atividades. Essas ações permitem manter uma relação de equilíbrio com o meio ambiente e ao mesmo tempo gera riquezas econômicas e benéficas para a organização, bem como para a sociedade. Confira!

Ser sustentável!

Ser sustentável significa que a empresa adotou um conjunto de ações com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas, visando o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.

Além de ter grande importância social e ambiental, a sustentabilidade auxilia a organização a se posicionar positivamente perante seus clientes. Haja vista que os consumidores ficaram mais conscientes da importância da preservação ambiental e, buscam produtos e serviços de empresas sustentáveis.

É comum muitos pensarem que uma organização que possui uma ou duas ações que visam atender a sustentabilidade pode ser chamadas de empresa sustentáveis, no entanto isso é uma afirmação errônea.

Para que essa instituição seja considerada sustentável é necessário que sejam adotadas atitudes éticas e práticas que possuem tendência ao crescimento ambiental e econômico.

Leia também: Sustentabilidade corporativa: o que é e quais suas vantagens?

Como diminuir custos e ser sustentável?

Para ajudar os gestores a adotarem as melhores medidas para reduzir resíduos, diminuir custos e ser sustentável, a VG Resíduos separou cinco dicas.

Essas dicas de redução tratam-se de atitudes fundamentais para garantir a preservação da natureza e ainda fazer com que a empresa seja sustentável.

diminuir custos e ser sustentável

1. Reaproveite as sobras

As sobras são os restos de material resultante do processo produtivo, produto defeituoso ou material com não conformidades que tornam seu uso inviável.

A melhor solução para essas sobras é reaproveitá-las, evitando, assim, que toneladas de resíduos sejam enviadas para aos aterros.

O reaproveitamento dos resíduos é considerado uma realidade cada vez mais praticada pelas empresas.

Para que os resíduos possam ser reutilizados, estes devem ser classificados e caracterizados de acordo com suas características. Assim, o seu reaproveitamento irá permitir uma reutilização sem perda significativa da sua qualidade inicial.

A finalidade do reaproveitamento dos resíduos é a de prolongar a vida útil do material, reduzir custos com tratamento, transporte e descarte final.

2. Recicle

reciclagem

A reciclagem é definida como um processo de transformação dos resíduos em insumos ou novos produtos. No gerenciamento e gestão de resíduos é a quarta prioridade, conforme Lei 12.305/2010.

A reciclagem de resíduos contribui muito para a diminuição da quantidade de resíduo e dos impactos causados por eles no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar. Além disso, reduz a retirada de matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, colabora com a limpeza e saúde pública e gera empregos.

3. Implemente GAP  para economia de matéria prima

Os Grupos de Apoio ao Processo – GAP ajudam a verificar os desperdícios de matéria prima na empresa. Identificado à existência de perdas em algum processo produtivo, são desenvolvidos métodos e processos para eliminar esses desperdícios.

Um exemplo são sobras na produção de embalagens plásticas. Essas sobras voltam para o processo em forma de moídos. Além disso, é possível controlar o tamanho das rebarbas para evitar a perda de matéria prima.

Em fabricas de papel os refiles que sobram no acabamento das bobinas voltam para o processo. A quantidade pode ser controlada diminuindo o formato da folha na formação.

Esse GAP é uma forma de envolver a equipe na redução de resíduos e diminuição dos custos. Quanto menos perda, menos custo com a aquisição de matéria prima teremos.

4. Substitua os arquivos físicos pelos eletrônicos

diminuir custos e ser sustentável

Para o funcionamento de uma organização é exigido várias licenças e documentos. Consequentemente, são gerados vários papéis com as informações pertinentes.

O grande empecilho é o que fazer com esses papéis após o fim de sua legalidade. Se a organização quer se tornar uma empresa mais sustentável, reduzir resíduos e diminuir custos o primeiro passo é eliminar essa papelada.

Ao adotar um sistema online de controle de documentos, é possível, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, agilizar a busca economizando tempo.

O software da VG Resíduos permite o controle necessário para uma gestão eficiente.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientaise prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Leia mais: Guia completo da gestão de resíduos sólidos

5. Venda resíduos

A venda de resíduos diminui custos e torna a empresa mais sustentável. Já que através da venda os resíduos são destinados para outros processos.

Mercado de Resíduos, veio com o propósito de permitir que as empresas pudessem comercializar entre si os resíduos de suas operações, e principalmente, permitir que empresas geradoras pudessem encontrar tratadores interessados em comprar seus resíduos, ou no mínimo, tratar por valores menores que os até então pagos aos fornecedores convencionais.

O sistema rastreia quais são as empresas na região da oferta cadastrada que possuem as licenças necessárias ao cumprimento do pedido.  Ou seja, apenas as empresas que possuem licenças para tratar o resíduo ofertado receberão as notificações da oferta.

Após selecionar as empresas habilitadas, o sistema realiza um leilão com elas, enviando um e-mail com os dados da oferta para que elas possam dar seus lances.

A empresa que fez a melhor oferta, seja de compra ou de destinação, será selecionada automaticamente e então os dados serão enviados por e-mail para que as partes finalizem o negócio.

O sistema de leilão permite que sempre os melhores valores possíveis sejam colocados para negociação, de forma que as receitas da empresa vendedora sejam sempre maximizadas, fazendo com que ela possa ganhar dinheiro com seus resíduos de forma legalmente segura, pois a empresa selecionada sempre terá as licenças adequadas.

Assim sendo, conclui-se que as cinco dicas para reduzir resíduos, diminuir custos e ser sustentável permitem manter uma relação de equilíbrio com o meio ambiente e ao mesmo tempo gera riquezas econômicas e benéficas para a organização, bem como para a sociedade. Com a VG Resíduos você terá auxilio na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima