sustentabilidade                    
       
19 Maio
4 min de leitura

Como a sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores de resíduos?

cover image
Você sabe como o princípio da sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores de resíduos em sua empresa? Confira aqui!
sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores de resíduos

Você sabe como o princípio da sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores de resíduos em sua empresa? Os aspectos ambientais, sociais e econômicos, princípios que norteiam a busca pela sustentabilidade, devem ser tratados na seleção de um fornecedor ideal para os processos de gestão de resíduos.

A empresa além de implantar práticas sustentáveis em seus processos, também, deve garantir que os seus fornecedores as utilizem. Confira!

Gestão de fornecedores

Sabemos que fornecedores que prestam serviço de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos podem gerar diversos impactos na empresa, sejam negativos ou positivos.

A gestão destes fornecedores são pontos importantes para as organizações que desejam ser reconhecidas pelo seu nível de excelência. Além disso, evitar que os impactos negativos de uma má gestão de resíduos denigra sua imagem perante os clientes, uma vez que o mercado exige mais das empresas em relação à gestão ambiental e a sustentabilidade.

É importante que os fornecedores estejam alinhados com a sua estratégica, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

A gestão de fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto/serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca.

Se os critérios adequados de qualificação e avaliação forem aplicados, os fornecedores selecionados terão compatibilidade e estratégias que se complementam com a sua empresa.

A VG Resíduos torna a gestão de fornecedores da sua empresa um processo mais fácil. Com o auxilio da plataforma de gestão da VG Resíduos o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; automatização dos processos de comunicação; emissão de alertas para coleta; registro, conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

Além disso, a plataforma de compra e venda da VG Resíduos, o Mercado de Resíduos, contem a melhor opção de fonte de fornecimento de acordo com as suas necessidades.

O principio da sustentabilidade na gestão de resíduos

principio da sustentabilidade na gestão de resíduos

Sustentabilidade é um tema estratégico dentro das empresas, pois é uma oportunidade para inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Este termo se refere à adoção de práticas ambientais, sociais e econômico-financeiro.

A sustentabilidade trás vantagens de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade. Através da sustentabilidade a organização reduz impactos ambientais, contribui para o social, atua com ética e transparência.

Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolve ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio.

Deve ser pensada como criadora de valor. Haja vista, que o termo é uma ferramenta de redução de riscos, de diminuição de custos, de atração de investimentos, de geração de valor para a marca e de motivação e retenção de pessoal.

Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • ecoeficiência: a empresa encontrará maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que utiliza e de resíduos que despeja no meio ambiente;
  • reciclagem e destino correto de resíduos: a organização através da consciência para busca do desenvolvimento sustentável busca meios para reduzir a geração de resíduos enviados para aterros através da reciclagem e logística reversa;
  • uso de combustível de fontes renováveis;
  • compensação de emissões de CO2 e crédito de reciclagem.
 vantagens do marketing verde

Sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores

principio da sustentabilidade na gestão de resíduos

Abaixo listamos os principais fatores que impulsionam a incorporação de sustentabilidade na gestão de fornecedores:

  • garantir conformidade com novas regulamentações: a empresa deve garantir que os fornecedores cumpram com todas as leis, regulamentações e normais ambientais;
  • evitar risco de marca / imagem por associação com más práticas sociais / ambientais dos fornecedores;
  • garantir que o serviço contratado seja realizado de forma adequada;
  • expressar coerência com compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, ou seja, garantir que o fornecedor tenha o mesmo compromisso pela busca da sustentabilidade.
  • minimizar os impactos de produtos e serviços em toda a cadeia (desde a coleta até a disposição final);
  • minimizar a demanda por recursos, ou seja, reduzir a aquisição de matéria prima substituindo por materiais reciclados ou reutilizáveis;
  • desenvolver produtos e serviços com atributos de sustentabilidade.
sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores

Como selecionar o fornecedor que busca a sustentabilidade?

sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores acontece de maneira estruturada e padronizada. Segundo procedimentos internos, os fornecedores de resíduos são classificados pelo tipo de fornecimento considerando-se também a sua importância para o negócio da empresa.

A gestão de fornecedores vai desde uma seleção inicial até o acompanhamento de seu desempenho, compreendendo três etapas principais a serem desenvolvidas com os fornecedores: qualificação, monitoramento do desempenho e avaliação.

A sua empresa deve solicitar ao fornecedor toda documentação que garanta a execução das suas atividades em conformidade com requisitos legais e estatutários impostos pelos órgãos ambientais, como dados cadastrais, licença ambiental ou específica de sua atividade e certificações.

A VG Resíduos possui uma plataforma online que permite você se conectar com fornecedores qualificados, o Mercado de Resíduos.

Esta plataforma possibilita as empresas ofertar, buscar resíduos e serviços. O software cria oportunidades e otimiza a gestão das organizações para melhor aproveitamento e destinação dos resíduos.

Além disso, a plataforma gera valor transformando o resíduo em insumo que possa ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas e, ainda, estimula a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.

Sendo assim, a sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores de resíduo quando os princípios ambientais, sociais e econômicos são aplicados na qualificação, avaliação e homologação dos mesmos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

sustentabilidade interfere na gestão de fornecedores
seta para cima