reaproveitamento residuos construcao civil                    
       
13 Março
5 min de leitura

Como montar um serviço de coleta de resíduos de construção e gerar renda?

cover image
Montar um serviço de coleta de resíduos de construção pode ser uma forma de gerar renda e o lucro obtido esta associado à demanda. Leia!

 

coleta de resíduos de construção

 

Montar um serviço de coleta de resíduos de construção pode ser uma forma de gerar renda. A existência de empresas de coleta de resíduos da construção e o lucro obtido esta associado à demanda, ou seja, quanto maior a geração de resíduos, maior as possibilidades de ganho das empresas que realizam o serviço. No caso do mercado de resíduos da construção, a demanda só aumenta.

O setor de construção civil possui uma grande importância para o país, como umas das áreas que mais gera riqueza e postos de trabalho. Todavia, o setor não abrange apenas um cenário favorável. Ele é um dos principais geradoras de resíduos que causam impactos significativos quando não descartados de forma correta. O aumento da demanda para uma destinação ambientalmente correta fez com que o serviço de coleta de resíduos de construção se tornasse um modelo de negócio lucrativo.

O que determina o sucesso de uma empresa que presta serviço de coleta de resíduos de construção é ter um sistema eficiente. Fatores como procedimentos de triagem e tratamento dos resíduos é fundamental para aumentar a lucratividade da empresa e conquistar mais clientes. Mas como montar um sistema eficiente? É o que vamos tratar aqui, confira!

Empresa de coleta de resíduos da construção

coleta de resíduos de construção

Uma empresa que presta serviço de coleta de resíduos da construção é responsável por coletar os entulhos gerados em construções, demolições e reformas. O entulho é formado por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolos, concreto, pedregulhos, areia, argamassa, e materiais inúteis resultantes da reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.

Para gerar lucros, a empresa de coleta de resíduos de construção vende seus serviços às organizações que geram entulhos. O mercado de uma empresa de coleta de resíduos de construção civil é extenso. Dentre os potenciais clientes, podemos destacar:

  • órgãos públicos, governo, secretaria de habitação, prefeitura;
  • construtoras e demolidoras;
  • empresas: muitas empresas possuem departamentos de engenharia, para construir suas filiais, agências, estações operacionais, etc.;
  • escritório de arquitetura;
  • administradoras de imóveis e condomínios.

Além disso, este tipo de serviço permite que as organizações lucrem vendendo os resíduos coletados. Os entulhos da construção civil podem ser vendidos através de venda casada com as construtoras e escritório de arquitetura. Ou seja, o resíduo é coletado e em troca a empresa compra o reciclado. O resíduo também pode ser vendido para fabricantes de blocos.

Saiba qual a melhor solução para sobras de madeira da construção civil.

Como montar uma empresa de coleta?

coleta de resíduos de construção

O sucesso de um negócio é o planejamento para evitar riscos que impeçam obter o lucro desejado.

Para montar uma empresa de coleta de resíduos de construção o empreendedor deve ter um plano de negócio que serve como base para gerenciar a organização. Nesse plano será possível encontrar informações detalhadas do negócio, do produto que irá oferecer, futuros clientes, fornecedores, concorrentes. Além disso, devem ser definidos os objetivos que devem ser alcançados e como será alcançado o sucesso.

Confira dicas para montar uma empresa de coleta de resíduos de construção e como gerar renda:

Localização

A melhor escolha de localização para montar uma empresa de serviço de coleta de resíduos de construção é sempre a mais próxima da matéria prima, ou seja, dos entulhos.

Além disso, a empresa deve estar localizada próxima a um aterro de inertes, pois isso reduz significativamente o custo com a disposição final dos resíduos que não são aproveitados.

Vale ressaltar que, antes de decidir onde montar uma empresa de coleta de resíduos de construção o empresário deve verificar as regulamentações do município para abrir um negócio e observar os seguintes detalhes: verifique se o imóvel que será montado à empresa atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação e característica da região.

Saiba 4 passos para localizar geradores de resíduos inertes.

Exigências legais

coleta de resíduos de construção

É necessário antes de abrir uma empresa de coleta de resíduos fazer uma consulta comercial junto à prefeitura onde será aberta a empresa. A consulta serve para verificar se é permitido montar uma empresa de coleta.

Além disso, antes de registrar o nome e marca da empresa o empresário deve verificar junto a Junta Comercial ou Cartório e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) se o nome pretendido já é utilizado.

Para montar a empresa também são necessários:

  • solicitação do CNPJ;
  • solicitação da inscrição estadual;
  • alvará de licença;
  • matricula no INSS;

Além do mais, é preciso consultar a legislação para verificar quais leis e normas devem ser seguidas para a atividade exercida.

Estrutura da empresa

Segundo o SEBRAE a estrutura necessária para montar uma empresa de serviço de coleta de resíduos de construção dependerá do porte do negócio. No entanto, basicamente a estrutura deverá conter:

  • local de entrada e saída de caminhões caçambas, com operação de lavagem de rodas dos caminhões, com caixa separadora de areia;
  • locais de armazenagem, de triagem e dos resíduos após triagem;
  • caminhão com caçamba para coleta.

É importante que todo transporte deve prever umectação, impermeabilização e enlonamento da carga. Esses cuidados irá evitar que durante a coleta o resíduo fica exposto causando transtornos.

Lucro obtido com a coleta

O lucro da coleta é estabelecido através dos contratos firmados. E varia em função do volume ou massa coletado.

Os contratos com os parceiros podem levar em consideração o volume ou massa coletada. Ou seja, o cliente só paga pelo volume e massa coletado.

Outro modelo de contrato é através de um valor pago mensalmente a empresa prestadora de serviços. Ou seja, independente do volume a coleta será realizada normalmente.

Como a VG Resíduos auxilia?

VG Resíduos por meio de uma plataforma online de compra e venda de resíduos oferece um serviço de qualidade. O Mercado de Resíduos trás soluções para empresas que lucram com a prestação de serviço de coleta de resíduos de construção.

coleta de resíduos de construção

Com o sistema que conta com módulos ideais para o seu segmento, todo o processo de venda e compra passa a ser automatizado e on-line, viabilizando uma gestão completa, dinâmica e eficiente.

As vantagens do software da VG Resíduos são: auxilia a empresa a cumprir a Política Nacional de Resíduos; facilita a gestão passivos de informações e evita perdas e falhas no processo; padroniza a comunicação com fornecedores e clientes; minimiza a possibilidade de prejuízos para a empresa; permite o controle completo de documentação e licenças; otimiza a elaboração de relatórios e inventários; auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento; sistematiza as informações em gráficos e dashboards para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Assim sendo, montar um serviço de coleta de resíduos de construção é muito lucrativo já que o tema sustentabilidade é o maior incentivador, juntamente com leis especificas sobre a destinação ambientalmente correta de resíduos. A conscientização e a preocupação com o destino de resíduos aumentam e, consequentemente, crescem as oportunidades para trabalhar nesse ramo. O investimento depende da amplitude do negócio e do objetivo traçado, porém o lucro é considerável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como os resíduos da construção civil podem alavancar seu negócio?

coleta de resíduos de construção
seta para cima