Qual a importância da auditoria de fornecedor para geradores de resíduos?

Qual a importância da auditoria de fornecedor para geradores de resíduos?
5 (100%) 7 votos

auditoria de fornecedor

Mas como uma auditoria de fornecedor deve ser realizada e que elementos ela traz para o gerador? Que tipos de auditorias existem e quais são suas vantagens?

Talvez você não tenha ideia, mas as auditorias são de grande relevância para o relacionamento entre geradoras de resíduos e seus fornecedores. Elas são estratégias porque verificam a atuação dos fornecedores, cujo trabalho é fundamental para o sucesso de uma organização.

No setor de resíduos, empresas geradoras e fornecedoras devem andar alinhadas, buscando as melhores soluções para a gestão dos materiais. A avaliação obtida por meio da auditoria atesta se os fornecedores manejam corretamente os resíduos, cumprindo a legislação ambiental. Investir em auditoria e receber um aval positivo traz tranquilidade ao gerador, pois significa que seus fornecedores são comprometidos. É a garantia de que a geradora tem parceiros de qualidade e atentos às questões ambientais. Acompanhe!

Entenda a parceria entre geradores e fornecedores

auditoria de fornecedor

Uma organização se relaciona com públicos diversos. Dentre eles, os fornecedores, um grupo que não deve ser visto apenas como complementar para a realização de atividades. Diferentemente disso, devem ser encarados como parceiros fundamentais para o crescimento da empresa.

Na gestão de resíduos, as geradoras contam com fornecedores para diversos serviços, entre eles, coleta, armazenamentotransportetratamento e disposição final. Por isso é tão importante trabalharem alinhados, buscando as melhores soluções para cada etapa do gerenciamento de resíduos. Possuir boas relações com fornecedores pode ser muito vantajoso para as geradoras porque essa aliança pode significar:

  • confiabilidade nos produtos e processos;
  • flexibilidade;
  • resiliência;
  • redução de custos;
  • parcerias de longo prazo.

Para obter todos esses benefícios, é necessário que os dois lados trabalhem de forma colaborativa, unindo-se para o estabelecimento de metas. Outro fator importante é que exista uma relação de confiança entre ambos. A geradora precisa conhecer a fundo a postura dos seus fornecedores e por isso a auditoria pode ser decisiva.

Saiba a importância da auditoria de fornecedor

auditoria de fornecedor

A auditoria de fornecedores é um procedimento que verifica a qualificação dos parceiros com os quais a geradora trabalha. A empresa, quando não possui funcionários habilitados, pode contratar uma consultoria externa para realizar a auditoria.

É uma medida que checa se as certificações, processos e documentações dos fornecedores estão em conformidade. No caso dos resíduos, o objetivo é o aperfeiçoamento da gestão das sobras, seguindo as leis ambientais.  O foco é que os fornecedores prestem serviços de qualidade, mas atentos à redução de riscos à natureza e aos indivíduos. Todos os serviços, sejam de coleta, tratamento ou destinação dos resíduos, devem evitar passivos que possam ser considerados crimes ambientais.

Dessa forma, a geradora controla possíveis ameaças que terceiros possam trazer para o negócio, comprometendo a reputação da organização. É uma garantia de que a empresa trabalha com profissionais responsáveis, eximindo-se de multas e sanções por descumprimento de leis ambientais.

Esse cuidado é importante porque, mesmo não sendo a responsável direta pelo manejo de resíduos, a geradora pode ser responsabilizada. Segundo as leis ambientais, em procedimentos que coloquem em risco o meio ambiente ou indivíduos, a geradora também pode ser punida. Nesses casos, terá que dividir os ônus com os fornecedores.

Além dos pontos relacionados acima, a auditoria pode trazer outras informações para a geradora, indicando:

  • se há sistemas de gestão visando os objetivos;
  • se há procedimentos com potencial para melhoria;
  • se existe qualidade em todo o funcionamento do fornecedor.

Saiba mais: como a Gestão de Resíduos Auxilia Sua Empresa a Afastar Passivos Ambientais?

Conheça como é a auditoria de fornecedor

auditoria de fornecedor

Os fornecedores que passam pela avaliação recebem auditores, que verificarão alguns aspectos essenciais para a eficiente gestão de resíduos. Entre os pontos que são avaliados estão:

  • conformidade de licenças;
  • cumprimento de condicionantes;
  • adequação consoante a exigências legais específicas.

Existe uma escala para avaliar os procedimentos adotados pelo fornecedor, que são classificados da seguinte forma:

  • Imprescindível (I): requisito essencial, que influi em grau crítico;
  • Necessário (N): requisito importante, que pode influir em grau menos crítico;
  • Recomendável (R): requisito importante, que pode contribuir na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • N/A = Não aplicável.

Para que um fornecedor seja considerado apto pela auditoria, deve atender 100% dos itens preestabelecidos como “imprescindível”. Deve somar de 80 a 100% dos itens classificados como “necessário” e acima de 20% dos itens classificados como “recomendável”.

Opte pela auditoria de fornecedor documental ou presencial

auditoria de fornecedor

Para contratar auditores confiáveis, a geradora pode contar com a consultoria da Verde Ghaia. O grupo possui profissionais habilitados no assunto, que podem realizar dois tipos de avaliação. Uma delas pode ser feita de maneira remota, totalmente online, trazendo praticidade e rapidez para a geradora que contrata o serviço. A outra é feita com os profissionais visitando presencialmente a geradora.

Os dois tipos de auditoria de fornecedor de resíduos oferecidos pela Verde Ghaia são:

  • auditoria de fornecedor documental:  é aquela focada na documentação, checando se todas as licenças exigidas pelos órgãos ambientais estão em dia. Pode ser um procedimento feito online, facilitando para a contratante;
  • auditoria de fornecedor presencial: é realizada in loco, com o objetivo de atestar se o fornecedor atende as especificações técnicas exigidas pela legislação ambiental. Avalia-se, entre outros pontos, se os resíduos estão sendo destinados adequadamente.

Ao apostar em uma auditoria de fornecedor séria, feita por profissionais especializados na gestão de resíduos, a geradora só tem a ganhar. É uma ótima estratégia para estreitar os laços e aperfeiçoar o relacionamento com seus fornecedores. Também é uma excelente oportunidade de revisar procedimentos que precisam ser melhorados.

Ter em mãos o resultado da auditoria de fornecedor é uma garantia para a geradora. É o aval de que ela lida com parceiros ambientalmente responsáveis, atentos não só à qualidade dos procedimentos. É a certeza de que ela tem fornecedores que manejam corretamente os resíduos, sem descuidar da proteção ambiental.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Qual a importância da auditoria de fornecedor para tratadores de resíduos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019