Qual a importância da auditoria de fornecedor para tratadores de resíduos?

Qual a importância da auditoria de fornecedor para tratadores de resíduos?
5 (100%) 1 voto

auditoria de fornecedor

Com certeza você já ouviu falar sobre a auditoria de fornecedor e como ela e importante na cadeia de fornecimento. A auditoria de fornecedor surgiu quando as empresas começaram a sentir a necessidade de controlar, de certa forma, a qualidade dos seus fornecedores.

Para os tratadores de resíduos a auditoria de fornecedores é importante para garantir que seus parceiros estejam em conformidade, principalmente com a legislação ambiental.

Quando a auditoria de fornecedor começou a ter relevância buscava somente garantir que o fornecedor atendia as mesmas especificações técnicas que a empresa conseguia. O objetivo era garantir a qualidade do seu produto ou serviço e, por consequência, não ocorresse à perda de clientes. Confira mais!

Leia também: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Auditoria de Fornecedor

O objetivo primordial da auditoria de fornecedores é garantir que armazenamento, transporte e destinação dos resíduos estejam dentro dos padrões ambientais exigidos.

Na auditoria de fornecedor são verificados a qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela empresa. Resumidamente, esse processo garante que as informações prestadas em documentos pelos fornecedores estejam em conformidade com os processos realizados na prática.

Como exemplo, podemos citar o transporte de resíduos. A tratadora contrata uma empresa para realizar o transporte dos resíduos. Para garantir que a transportadora segue todas as normas e leis de transporte de resíduos a tratadora pode realizar auditorias no fornecedor.

A auditoria de fornecedores é obrigatória para todas as indústrias submetidas à fiscalização da ANVISA e para empresas que desejam certificação de Gestão de Qualidade.

Procedimento para auditoria de fornecedor

auditoria de fornecedor

Antes de realizar auditoria de fornecedor é importante identificar os fornecedores principais, que são estratégicos para o negócio.

Existem dois tipos de fornecedores: os fornecedores “críticos” e os “não críticos”.

Quando uma empresa possui grande dependência de um fornecedor para manter seus serviços ou receber resíduos específicos diz-se que esse fornecedor é crítico. Os fornecedores não críticos são aqueles que não comprometem de forma relevante o serviço da tratadora.

Para fornecedores classificados como “críticos”, o processo de qualificação é rígido. Eles passam por auditorias de fornecedores e respondem check list. Todas as auditorias de fornecedores deverão ser agendas com antecedência de pelo menos 3 (três) meses.

A definição de fornecedores “críticos” e “não críticos” garante que somente os necessários serão auditados.

Após essa definição os fornecedores serão auditados. É importante que a tratadora crie uma lista de verificação que inclua os pontos a analisar. Através desta lista de verificação pode confirmar-se se o fornecedor cumpre os requisitos que são importantes para o negócio.

Os cinco passos da auditoria de fornecedores

auditoria de fornecedor

A auditoria de fornecedores segue 5 passos.

  1. O primeiro começa com uma reunião inicial com os responsáveis da empresa a ser auditada.
  2. Depois é realizada a auditoria in loco.
  3. Após a auditoria é feito uma reunião com os auditores que participaram da auditoria de fornecedores.
  4. O quarto passo é a realização de uma reunião final com o representante do fornecedor, onde é apresentado de forma sumária o resultado da auditoria.
  5. O quinto passo é a elaboração do relatório. Neste relatório são definidas ações, caso necessário.

Na auditoria de fornecedores são analisados documentos e registros, são avaliados os processos, para assegurar que não existem não conformidades, ou, caso existam, para serem identificadas.

Após a conclusão da auditoria, a empresa deve analisar as conclusões da mesma e decidir o seguimento que será dado. E sempre importante comunicar ao fornecedor o resultado da auditoria, de modo que ele possa melhorar o seu desempenho.

Os tipos de auditorias de fornecedores

auditoria de fornecedor

Há dois tipos de auditorias de fornecedores: a documental e a presencial.

A auditoria de fornecedor documental e a presencial tem o mesmo objetivo. Elas visam atestar que o fornecedor atende a especificações exigidas pela legislação ambiental, para que a destinação de resíduos seja ambientalmente adequada, a fim de afastar sanções penais, prejuízos financeiros e manter a boa reputação da empresa.

O que difere uma da outra é o escopo. A auditoria de fornecedor documental garante a seleção de fornecedores qualificados, por meio de auditoria documental a fim de atestar a conformidade de licenças, cumprimento de condicionantes e a adequação consoante exigências legais específicas.

Na VG Resíduos o custo dessa auditoria é de R$ 1.800,00, podendo ser parcelada de três vezes.

A auditoria de fornecedor presencial tem como escopo garantir a seleção de fornecedores qualificados, por meio de auditoria presencial (no local determinado) a fim de atestar a conformidade de licenças, cumprimento de condicionantes e a adequação consoante exigências legais específicas. 

Na VG Resíduos o custo dessa auditoria é de R$ 2.400,00.

Saiba mais: Como as empresas estão gerando renda com resíduos de cacau?

Vantagens da auditoria de fornecedores

auditoria de fornecedor

A auditoria de fornecedores trás vantagens para as empresas. Entre elas a confiabilidade do cliente no processo do fornecedor. Isso porque, garante que o fornecedor tenderá a criar menos situações de não conformidades e saberá lidar eficazmente com eventuais desvios na curva de fornecimento.

Por meio da auditoria de fornecedores, também é possível determinar parceiros de confiança. Além do mais é possível obter respostas a questões pontuais que surgem sobre o desempenho da cadeia de fornecimento.

Com a auditoria de fornecedor são identificados os riscos e são desenvolvidas ações que visam mitiga-las.

Diante disso, concluímos que a auditoria de fornecedores é uma ótima forma de ter controle sobre possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto e/ou serviço. Além do mais permite ter controle sobre o fornecedor evitando que o parceiro comprometa a reputação da marca ou da organização.

Seja realizada por consumidores ou organismos governamentais, a auditoria de fornecedores deve ser conduzida por uma equipe especializada.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo em nosso blog: Sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019