ideias para tratamento de residuos                    
       
29 Março
5 min de leitura

Como ampliar clientes ao tratar resíduos sem impactar o ambiente?

cover image
Tratadores que conseguirem tratar resíduos sem impactar o ambiente tenderão a ocupar melhores posições de mercado. Confira!
tratar resíduos sem impactar o ambiente

Ampliar clientes ao tratar resíduos sem impactar o ambiente é uma exigência moderna, reflexo da mudança nos hábitos de consumo da população. Assim, muitas empresas estão adotando práticas ambientais mais sustentáveis inclusive para ampliar e conquistar mais clientes. E fornecedores ambientalmente responsáveis passam a ser cada dia mais requisitados.

Desta forma, tratadores que conseguirem destinar resíduos sem impactar o ambiente ou que, no mínimo, consigam reduzir os impactos do descarte, tenderão a ocupar melhores posições de mercado. Confira!

tratar resíduos sem impactar o ambiente

É possível tratar resíduos sem impactar o meio ambiente?

tratar resíduos sem impactar o ambiente

Esta é uma pergunta extremamente difícil de ser respondida, já que é primeiro necessário definirmos o conceito de impacto.

Vamos tratar aqui a palavra impacto como sendo algum efeito positivo ou negativo gerado no meio ambiente em função do tratamento do resíduo em questão.

Não é possível tratar resíduos sem impactar o ambiente, contudo é possível fazer o processo de forma que o impacto seja mínimo, neutro ou até mesmo benéfico à natureza.

Quando a reciclagem é completa, o impacto do tratamento do resíduo é praticamente neutro, já quanto há resíduos descartados.

Este impacto vai crescendo de acordo como nível de integração final do resíduo no ambiente.

Existem também os resíduos que acabam sendo benéficos para a natureza quando o descarte é feito corretamente. É o caso do material orgânico reutilizado na forma de adubo.

A utilização deste material acaba reduzindo a necessidade de adubos químicos, tornando o processo mais sustentável como um todo.

Saiba mais: 7 Dicas Para Você Montar Uma Empresa de Reciclagem de Sucatas

Como tratar resíduos sem impactar o meio ambiente?

tratar resíduos sem impactar o ambiente

Empresas tratadoras de resíduos precisam adequar seus processos para trabalhar os materiais recebidos gerando o menor impacto possível no ambiente.

Contudo, é igualmente necessária a elevação do valor percebido por seus clientes, pois é somente este valor que poderá fazer com que eles prefiram os processos mais sustentáveis em detrimentos dos convencionais.

Empresas que tratam resíduos sem impactar o meio ambiente precisam explicitar a sustentabilidade de seus processos.

Um bom exemplo é gerar relatórios finais que permitam que seus clientes comprovem que os resíduos produzidos foram descartados de forma sustentáveis.

A documentação adequada e a possibilidade de se comprovar o descarte correto ao longo da cadeia produtiva, eleva o valor percebido pelos clientes, favorecendo o crescimento da empresa.

Por isso, o ideal é que se use sistemas que façam a documentação do tratamento em tempo real, permitindo que os clientes que geraram os resíduos possam consultar sua base de dados a qualquer momento.

tratar resíduos sem impactar o ambiente

Como se estabelecer no mercado de resíduos de nicho?

É muito difícil que os tratadores de resíduos se especializem no tratamento ambientalmente neutro de todos os tipos de materiais.

Por isso, o ideal é que eles se especializem em nichos específicos, nos quais pode-se aplicar alguma tecnologia que os diferencie dos concorrentes.

Assim, há empresas especializadas em destinar óleos e gorduras, material orgânico, metais, plásticos, borrachas, cabos, sucata eletrônica, etc.

Obviamente que nenhum tratador é obrigado a trabalhar apenas com um tipo de produto. Todavia, desenvolver habilidades específicas para um nicho pode ser um diferencial para quem quer se destacar no mercado de resíduos tratados sem impacto ao meio ambiente.

Confira: Como realizar a reciclagem de plástico passo a passo

As características básicas de uma operação que trata resíduos

tratar resíduos sem impactar o ambiente

A primeira coisa que se espera de uma empresa que trata resíduos sem impactar o meio ambiente é a regularidade em relação à legislação ambiental a ela pertinente.

Este é o primeiro passo, não só para tratar os resíduos adequadamente, mas também para fornecer todos os documentos exigidos pelos clientes que precisam comprovar a destinação limpa.

Para se garantir em relação à legislação, a empresa pode contratar uma consultoria especializada ou então utilizar algum software que a auxilie no acompanhamento ambiental legal, como é o caso do VG Resíduos.

É necessário também que haja um domínio explícito da tecnologia utilizada para o descarte de resíduos sem impactar o meio ambiente.

Quando dizemos que o domínio deve ser explícito, isso significa que os profissionais devem ser formalmente treinados na tecnologia praticada e que os equipamentos utilizados estejam em situação regular, tanto técnica quanto juridicamente.

Leia também: Como sua empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis?

Ferramentas que auxiliam no processo de captação de clientes

tratar resíduos sem impactar o ambiente

Existem ferramentas que podem ajudar as empresas que tratam resíduos de forma limpa a conseguir mais clientes.

Neste caso, o tratador pode se destacar em sua região justamente pelo diferencial do tratamento sustentável.

Uma destas ferramentas é o Mercado de Resíduos. O software que trabalha em conjunto ou de forma independente do VG Resíduos faz a ligação entre as empresas geradoras e as tratadoras, de forma que um através de um sistema de leilão de preços, as melhores ofertas possam ser selecionadas.

O Mercado de Resíduos também pode dar relevância a alguns tratadores, os quais desejarem ser mais cotados para receber resíduos de empresas que queiram trabalhar com alguma característica específica, como por exemplo, a de descartes sustentáveis.

Leia mais: Sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos

Como um processo limpo pode aumentar a base de clientes?

Cada dia mais, as empresas geradoras de resíduos são pressionadas a adotarem processos mais limpos. Como também a comprovarem que seu produto não agride o meio ambiente, ou pelo menos que seus resíduos são descartados de maneira adequada.

Neste sentido, as empresas que tem se especializado no descarte limpo, de forma que não haja agressões expressivas ao meio ambiente, tendem a se destacar e a aumentar sua base de geradores cadastrados.

É necessário, no entanto, que tais empresas se façam mais visíveis e utilizem ferramentas que elevem a percepção de valor nos possíveis clientes.

Com as tecnologias atuais, é possível que as empresas ampliem sua base de clientes ao tratar resíduos sem impactar o ambiente.

Contudo, sem uma metodologia adequada e sem a utilização de ferramentas que possibilitem a percepção de valor por parte destes, o investimento em tecnologia será vão, já que do ponto de vista comercial, o que importa é a elevação das receitas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

tratar resíduos sem impactar o ambiente
seta para cima