Como os PEVs ajudam a instituir a logística reversa?

Como os PEVs ajudam a instituir a logística reversa?
Avalie este post

 

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

 

Os PEVs ajudam a instituir a logística reversa já que seu principal objetivo é oportunizar o descarte correto dos materiais recicláveis e despertar a consciência ambiental dos consumidores. Os PEVs demonstra que com a cooperação e o envolvimento de todos é possível destinar os resíduos de forma ambientalmente correta.

Desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS muito se fala em programas que permite o consumidor devolver ao fabricante os materiais pós-consumo, uma vez que a logística reversa é instrumento previsto por ela.

Sabemos que os PEVs ajudam a instituir a logística reversa, mas como? A PNRS orienta que a implantação de sistema de logística reversa pode ocorrer por meio de medidas, tais como disponibilizar PEVs e priorizar a participação de cooperativas ou outras formas de associações de catadores de materiais recicláveis. Confira mais sobre assunto a seguir!

Saiba quais os principais tipos de logística reversa no Brasil.

O que são PEVs?

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

Os PEVs – Pontos de Entrega Voluntária são áreas instaladas em locais apropriados e cuidadosamente escolhidos para receber os resíduos. Nestes locais os consumidores entregam voluntariamente os materiais pós-consumo.

Os PEVs recebem diversos produtos pós-consumo como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleos de cozinha usados e eletrônicos. Recebem também sobras de obras de construção, reforma ou demolição como: tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento. Há PEVs que recebem móveis e equipamentos domésticos, tais como: sofás, cadeiras, geladeiras e armários.

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

Os PEVs ajudam a instituir a logística reversa e podem ser um grande aliado para a separação dos recicláveis. Porém, para ser aliada da logística reversa é preciso seguir umas condicionantes importantes para que os pontos de entrega voluntária atinjam seu objetivo, que são a manutenção dos postos, limpeza, fiscalização e conscientização dos usuários.

Saiba como realizar a logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado.

Como instituir PEVs?

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

Para instituir os PEVs é importante a escolha correta do local que estes postos serão instalados. Os pontos de entrega devem ser alocados em locais de fácil acesso das pessoas. Os pontos deve garantir a facilidade para o descarte dos resíduos. Nada adianta os PEVs serem alocados em locais longe do consumidor, uma vez que os pontos têm como objetivo principal recolher o maior volume de resíduo para a sua destinação correta.

Para facilitar para a população o descarte correto dos resíduos, contribuindo assim para a logística reversa, os receptores devem ser identificados de forma clara. Muitos utilizam a diferenciação por cores, como: papel e papelão receptores de cor azul, para embalagens plásticos receptores vermelhos, embalagens metálicas receptores amarelo e vidros receptores verdes.

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

Além disso, contar com cooperativas e prestadores de serviços para coleta dos materiais é importante para que os PEVs funcionem. Na plataforma Mercado de Resíduos é possível encontrar parceiros capacitados para contribuir para o funcionamento das PEVs. Desde empresas especializadas no transporte dos materiais coletados, como de tratadores e compradores dos resíduos coletados.

Outros fatores que ajudam no fortalecimento da logística reversa é fazer parcerias com os comerciantes e disponibilizar receptores de materiais pós-consumo em seus estabelecimentos. Exemplos têm, redes de supermercados que recolhem embalagens vazias de seus consumidores.

A PNRS determina que os distribuidores e comerciantes devam ceder espaço para a implantação de PEVs. No entanto, isto deve ser visto como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade para contribuir para a preservação ambiental e o retorno dos recicláveis como matéria prima. Contribuir com a logística reversa melhora a imagem da empresa perante os seus clientes.

Como garantir o sucesso das PEVS?

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

Para o sucesso dos pontos de entrega voluntaria é importante que a população seja bem informada, mobilizada e sensibilizada sobre a importância do descarte dos materiais pós-consumo nestes pontos.

O consumidor deve ser orientado sobre o tipo de resíduo que esses pontos recebem e como disponibiliza-los nesses locais.

Outro ponto que garante o sucesso das PEVs e que contribuem para a logística reversa dos resíduos é a determinação do recolhimento dos materiais pós-consumo. Os materiais devem ser escoados de acordo com a capacidade de recebimento dos pontos. Se o recolhimento dos resíduos não for realizado de tal maneira que evite a extrapolação da capacidade de recebimento das PEVs, esses pontos se tornaram mini lixões.

Saiba a importância da logística reversa para o meio ambiente.

Facilite a Logística Reversa com a VG Resíduos

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

Vimos que os PEVs facilitam a logística reversa. No entanto, implantar a logística reversa e os pontos de entrega voluntária de resíduos ainda é um desafio das empresas geradoras de resíduos. Por isso, contar com uma consultoria pode ser um passo acertado. Contar com uma equipe que possa orientar as geradoras sobre as fases a serem implantadas, sistemas de coleta e de reciclagem dos resíduos, tudo de acordo com a legislação ambiental é fundamental. E a VG Resíduos trás toda essa facilidade que o gerador precisa.

Através do seu sistema de gerenciamento de resíduos o gerador diagnostica e monitora a quantidade de resíduos gerados, os tipos e o seu fluxo reverso. Com essas informações é possível implantar um sistema de logística reversa eficiente.

Diante disso, concluímos que se bem implantados, operacionalizados e mantidos, os PEVs ajudam a instituir a logística reversa, principalmente de embalagens pós-consumo. Através dos PEVs o objetivo da logística reversa é atingindo com muito mais facilidade. Contudo, várias estratégias devem ser adotadas, desde a conscientização da população até a escolha do melhor local para instalar os pontos de entrega voluntário.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Cinco bons exemplos de logística reversa do setor de cosméticos

PEVs ajudam a instituir a logística reversa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019