Gestão de resíduos: o que toda empresa precisa saber sobre controle de despesas

Gestão de resíduos: o que toda empresa precisa saber sobre controle de despesas
5 (100%) 4 votos

Para alcançar a longevidade de um negócio, é primordial manter o controle de despesas em ordem no que diz respeito a gestão de resíduos. Todavia essa não é uma tarefa fácil.

O empreendedor deve manter suas finanças em dia pagando as diversas contas relacionadas ao tratamento, manejo, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada do resíduo gerado na sua empresa.

O objetivo do controle de despesas é o acompanhamento detalhado dos gastos mensais da empresa com a gestão de resíduos, assim como a análise das possíveis variações.

Com a crise financeira que o país enfrenta, muitas empresas não conseguem controlar os gastos. Para auxiliar as organizações a promover o controle de despesas, a VG Resíduos preparou uma lista com principais pontos que devem ser observados para uma excelente administração.

1) Entenda quais são os desafios do controle de despesas na gestão de resíduos

Existem dois grandes desafios associados ao controle de despesas na gestão de resíduos

– O primeiro é obter o conhecimento necessário para uma boa gestão das contas, ou seja, conhecer quais os resíduos são gerados, como deve tratá-los e quanto recurso financeiro deve ser empregado no gerenciamento.

– O segundo desafio é ter disciplina para manter registros detalhados sobre informações financeiras importantes, como gasto com transporte e destinação final.

Uma dica para o controle de despesas é acompanhar o movimento de entrada e saída de dinheiro com gastos com o gerenciamento destes resíduos.

Um erro comum entre as empresas é acreditar que sabe quanto gasta com a disposição sem detalhamento dos custos.

Planilhar os gastos e o quanto ganha com a venda de resíduos é o primeiro passo para uma boa gestão.

Muitos resíduos podem ser reutilizados em outros processos e por outras empresas. Vender o que pode ser reciclado e utilizado com matéria prima por esses empreendimentos é uma excelente solução para aumentar os ganhos e compensar as despesas para tratar e dispor outros resíduos que não podem ser reciclados ou reutilizados.

A VG Resíduos é uma excelente opção no gerenciamento de resíduos, pois conta com um software que integra e organiza as informações necessárias de modo a orientar e viabilizar uma gestão mais eficiente.

2) Saiba como ter controle sobre as contas a pagar

Um bom gestor tem controle detalhado das contas. Antes de pensar em qualquer outra coisa, o grande segredo para ter controle das despesas é a organização.

A dica é separar as contas pagas das não pagas. Em seguida separe as contas não pagas das que já venceram e das que ainda vão vencer.

Priorize as contas mais antigas, assim a sua empresa evita a interrupção de algum serviço.

Imagine o fornecedor que realiza o transporte de seu resíduo não realizar o serviço por causa de atrasos? Sua empresa terá grandes possibilidades de sofrer um grande passivo ambiental, por não contar com um local apropriado para armazenar os resíduos de forma segura para o meio ambiente e a saúde pública. Poderá ser multado, o que aumentará as despesas.

É bom ter consciência que essas multas são caras e em alguns casos o responsável pelo negócio pode ser até preso.

Vale lembrar que a Receita Federal pode solicitar que você apresente a comprovação das suas despesas então guarde os comprovantes por no mínimo cinco anos.

Além disso, órgãos ambientais exigem informações sobre gestão de resíduos para formulação do Inventário de Resíduos e através dos comprovantes das contas você encontrará informações importantes quanto à quantidade gerada, transporte, armazenamento e disposição.

3) Renegocie contratos

Há quanto tempo sua organização não pesquisa preços de serviços de transporte e tratamento do resíduo?

Saiba que você pode estar pagando um valor mais elevado que o do mercado.  Uma boa dica é procurar ofertas melhores para todos os serviços em que você já não sofra multa contratual.

Uma boa oportunidade é encontrar outras empresas a partir do Mercado de Resíduos da VG Resíduos. O software conecta as empresas com transportadores e tratadores.

A plataforma oferece aos compradores e vendedores a chance de negociar os resíduos obtendo vantagens financeiras com a compra/venda.

Há inúmeros resíduos que podem ser negociados no mercado, e conhecer o tipo que é gerado na sua empresa é o sucesso para o bom controle de despesas.

4) Crie um calendário de eventos especiais

Em algum momento a sua empresa terá que pagar taxas, renovar licenças e outras obrigações.

Ter essas despesas anotadas é importante para o controle de custo, pois evita surpresas. Tenha controle das datas limites e valores a serem pagos como dos ajustes.

5) Descubra quais são os gastos desnecessários

O controle de despesas é importante também para cortar gastos desnecessários para alcançar os objetivos financeiros.

Por que gastar dinheiro para tratar um resíduo que pode ser vendido? Ou por que gastar o dobro com matéria prima se o resíduo de outra organização possui a mesma característica que necessito para produzir com qualidade e, custa muito mais barato?

Conhecer o seu estoque e saber da quantidade necessária de material para produção é outro ponto importante no controle de despesas, pois evita desperdício principalmente em empresas que utilizam e fabricam perecíveis.

Não é admirável jogar no lixo quantidades e quantidades de produto porque o seu setor de compras e vendas não realizou o planejamento adequado.

6) Use ferramentas para controle de despesas

Manter as despesas sob controle é uma tarefa difícil, uma vez que na sua empresa há tanto outras coisas para controlar: atender as expectativas do cliente, melhorar a qualidade, reduzir custos de produção, realizar gestão de pessoas e etc.

Para ajudar sua empresa ha diversos softwares de controle de despesas.

A VG Resíduos conta um software online que agrega todas as soluções para a melhor e mais completa gestão de resíduos para a sua empresa, da geração até a destinação/disposição ambientalmente adequada.

Além do software de gestão, o Grupo Verde Ghaia possui um equipe qualificada de consultoria online para implementação das principais normas de gestão, como a ISO 14001.

Entre em contato com VG Resíduos e a Consultoria Online e descubra os benefícios que temos para sua empresa na gestão de resíduos e na implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019