Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos

Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos
5 (100%) 1 voto

Reciclar resíduos cosméticos

Reciclar resíduos cosméticos contribui para preservar os recursos naturais e, também, é uma forma das empresas lucrarem com esse tipo de destinação ambientalmente correta.

O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos no planeta, perdendo para Estados Unidos, China e Japão. Esse alto consumo gera uma dúvida em relação ao descarte de resíduos: o que fazer com os produtos que serão descartados? Os resíduos cosméticos são considerados resíduos químicos. E, necessita de um tratamento para neutralizar as substâncias nocivas à saúde humana e impedir impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, as embalagens devem receber algum tipo de tratamento antes de serem descartados.

Saiba neste texto como contribuir para a preservação ambiental e como a empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos.

Reciclar resíduos cosméticos

Resíduos Cosméticos: destino correto

Reciclar resíduos cosméticos

Os resíduos cosméticos são formados com componentes químicos variados e, também, as embalagens do produto. Quando descartado de forma incorreta causam problemas gravíssimos ao meio ambiente, como a contaminação das águas e solo.

Ultimamente, várias empresas que fabricam os cosméticos estão realizando o recolhimento das embalagens de cosméticos. Exemplos têm a Avon, que criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. Com essa atitude a organização se preocupa com a sustentabilidade e a logística reversa, que deve ser implementada nas indústrias, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Outro fator que contribui para que as industrias passem a reciclar resíduos cosméticos são as leis ambientais. Essas leis são bem severas quando se trata do descarte de resíduos químicos. A não realização do descarte de cosméticos de forma segura e apropriada pode causar multas e perca de credibilidade da marca em questão.

Reciclar resíduos cosméticos

Reciclar resíduos cosméticos é uma alternativa lucrativa e ecologicamente correta. O primeiro passo e segregar e separar os componentes. Desta forma serão minimizados os impactos ambientais.

Saiba quatro dicas eficientes para localizar geradores de resíduos químicos.

Como reciclar resíduos cosméticos?

Reciclar resíduos cosméticos

O procedimento de reciclagem de resíduos cosméticos é também conhecido como reciclagem química.

Nesta reciclagem ocorre transformação química do resíduo de maneira que este se torne utilizável. Basicamente, nesse processo o resíduo é transformado em matéria-prima novamente.

Quando uma empresa investe em reciclagem de cosméticos, ela demonstra a preocupação que tem em preservar os recursos naturais e promover a conscientização coletiva.

O primeiro passo para reciclar resíduos cosméticos acontece com a retirada dos produtos. As embalagens são separadas e, posteriormente, os processos químicos são realizados.

Sabe quais as principais perguntas e respostas sobre reciclagem.

Vantagens de reciclar resíduos cosméticos

A reciclagem de resíduos cosméticos beneficia o ambiente, pois diminui o gasto de energia empregado na produção de novos produtos, principalmente de embalagens. Além disso, diminui a emissão de poluentes.

Com relação às embalagens, que na maioria são plásticas, a reciclagem é vantajosa por possibilitar que diversos tipos de plásticos possam ser misturados num mesmo processo.

Tudo que você precisa saber sobre reciclagem de plásticos.

O lucro que vem do lixo!

Reciclar resíduos cosméticos

Ao reciclar resíduos cosméticos alguns componentes poderão ser aproveitados dentro de uma cadeia produtiva, gerando economia de matérias-primas retiradas do meio ambiente.

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um ambiente onde empresas tratadoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Com a instituição da PNRS, através da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, os geradores passaram a ser responsáveis pelo destino correto de todos os resíduos que produzem. Dessa forma, as empresas precisam atentar para a correta destinação dos resíduos.

Reciclar resíduos cosméticos

Nesse contexto, por meio do mercado de resíduos, surge uma oportunidade de cumprir as novas regras da PNRS e gerar receita a partir dela.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

Ofertar o serviço de tratamento dos resíduos cosméticos pela plataforma permite à empresa promover seu negócio, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais.

Nessas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

A negociação online de resíduos é um importante instrumento de gerenciamento de resíduos.

Leia mais: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Como lucrar com a plataforma Mercado de Resíduos?

Reciclar resíduos cosméticos

O software de negociação online de resíduos da VG Resíduos permite que qualquer empresa do Brasil todo se cadastre para vender o seu serviço de tratamento de resíduos através da reciclagem.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

Na plataforma empresas tratadoras de resíduos interagem com aquelas que querem reutilizar os resíduos em seus processos ou com industrias de cosméticos que precisam destinar os resíduos.

No Mercado de resíduos o comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contrato semestral e anual. Os contratos mensais podem ser firmados para veiculação de anúncio.

Veja aqui os planos para participar do Mercado de Resíduos da VG Resíduos.

Assim sendo, concluímos que reciclar resíduos cosméticos é uma solução que busca mantê-los fora dos aterros e ajuda as empresas lucrar e preservar a natureza. O alto consumo dos cosméticos permite que esse tipo de tratamento seja promissor para as tratadoras. É muito resíduo que precisa de tratamento adequado antes ao invés de ser descartado em aterros. Para lucrar mais com a reciclagem, essas empresas podem realizar a negociação online dos produtos.  Portanto o ideal é fazer parte das plataformas online de compra e venda de resíduos. As plataformas facilita essa conexão entre geradores e compradores.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como comprar e ampliar seu negócio ao negociar resíduos online?

Reciclar resíduos cosméticos

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019