Resíduos industriais: porque é importante fazer o descarte correto?

Categoria(s): sustentabilidade /
Resíduos industriais: porque é importante fazer o descarte correto?
5 (100%) 1 voto

VG Resíduos - Resíduos industriais

Uma rotina da gestão de resíduos dentro de uma empresa é o descarte correto dos resíduos industriais. Essa rotina começa com a elaboração de um plano de gestão de resíduos, no qual serão identificados e classificados os tipos de resíduos existentes na empresa, como resíduos perigosos ou não perigosos, recicláveis e qual a destinação ambientalmente correta.

A preocupação com o descarte correto dos resíduos industriais é uma responsabilidade das empresas em relação à proteção do meio ambiente e da saúde pública. Mas, além disso, quando não for feito o descarte correto à empresa poderá sofrer implicações que afetarão seu negócio, como a perda de clientes ou punições legais.

O resíduo industrial consiste de sobras da produção, muitas vezes com composição mista, na qual não podemos descartar sem um controle especifico devido aos impactos negativos que podem causar. Por isso é importante realizar um diagnóstico correto do resíduo gerado e certificarem que o transportador, tratador ou empresa contratada para destinar o seu resíduo cumpri com a legislação ambiental. Vamos saber um pouco mais!

Quais são as políticas ambientais no descarte de resíduos?

A intensa atividade industrial gera uma grande quantidade de resíduos industriais, que na maioria das vezes não é descartado de forma ambientalmente correta. Pensando nisso, o Ministério do Meio Ambiente – MMA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA , para reduzir a produção e destinação inadequada de resíduos industriais, desenvolveu um inventário nacional.

Pela legislação ambiental, os geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é contínua e ininterrupta. A esperança é que as empresas invistam em tecnologia e instalações para tratamento e disposição de resíduos industriais. Estes investimentos são disseminados na ISO 14001, pois as empresas que aderirem à norma terão que gerenciar adequadamente seus resíduos.

Crie Oportunidades com o Mercado de Resíduos e saia da crise, venda resíduos industriais

Qual a diferença entre resíduos industriais perigosos e não perigosos?

VG Resíduos - Resíduos industriais

Para classificar os resíduos industriais utilizamos a norma NBR 10.004, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A classificação do resíduo é o que determina qual o tipo de tratamento e descarte correto. Esta norma divide os resíduos em três classes:

Resíduos industriais de classe I (perigosos)

Os resíduos industriais de classe I, ou resíduos perigosos, são aqueles que apresentam algum tipo de periculosidade, que podem ser identificados por meio de características como a inflamabilidade, toxicidade e corrosividade, dentre outras.

Resíduos industriais de classe II A (não inertes)

Já os da classe II A, ou resíduos não perigosos e não inertes, não possuem os aspectos de periculosidade, podendo apresentar características de combustão, biodegradabilidade e solubilidade em água.

Resíduos industriais de classe II B (inertes)

Os resíduos industriais Classe II B ou não perigosos e inertes são aqueles que, uma vez submetidos a testes de solubilização, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Em resumo, a água continua potável quando em contato com eles.

Quais as consequências do descarte incorreto?

VG Resíduos - Resíduos industriais

Quando descartado de forma incorreta os resíduos industriais causam vários impactos negativos ao meio ambiente. Esses impactos são tão preocupantes que levou à elaboração de normas e legislações, com o intuito de regular e orientar sobre os procedimentos necessários para o correto manuseio, transporte e destinação. Tudo para proteger o meio ambiente e à comunidade das consequências do descarte incorreto. Abaixo listamos as principais consequências do descarte incorreto de resíduos industriais. Conheça:

Poluição ambiental

Muitos resíduos industriais são tóxicos e perigosos. O descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água, polui e contamina o meio ambiente.

Crime ambiental e perigo à saúde

O descarte de resíduos industriais em locais inapropriados é caracterizado como crimes ambientais. Além das punições ambientais as empresas podem perder as certificações ambientais, como a ISO 14001. As principais leis que tratam sobre o correto gerenciamento de resíduos são:

  • Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos;
  • Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico;
  • Lei 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente. Esta política define que o poluidor é obrigado a indenizar pelos danos ambientais que causar;

A contaminação dos resíduos industriais influencia na rotina do ser humano, podendo causar doenças e, em casos mais graves, até a morte.

Perda de financiamentos

A empresa poder perder financiamento para investir em algum projeto caso não cumpra a legislação ambiental em relação ao descarte de resíduos. Muitas instituições financeiras exigem o licenciamento ambiental, além de verificar os princípios de responsabilidade social e ambiental.

Insatisfação dos clientes

Os clientes estão cada vez mais exigentes adquirir produtos de empresas com responsabilidade ambiental. Para não perder mercado e aumentar seus lucros, as organizações devem buscar alternativas para seus resíduos e não descumprir as leis ambientais.

Saiba quais as obrigações das empresas que realizam transporte e tratamento de resíduos! 

E os benefícios do descarte correto de resíduos?

VG Resíduos - Resíduos industriais

Quando o descarte é feito de forma correta não há danos nocivos ao meio ambiente ou a saúde do homem. O descarte sendo realizado de forma menos impactante à natureza trazem vários benefícios não só a sociedade, mas também as empresas. Podemos destacar alguns dos principais benefícios:

Sustentabilidade

Quando o resíduo industrial é reaproveitado os recursos naturais são reaproveitados. O reaproveitamento contribui para o desenvolvimento sustentável, pois será descartado menos resíduos que levariam anos para serem decomposto pela natureza e seriam extraídos menos recursos naturais.

Marketing Verde

Cumprir com as obrigações ambientais pode ser uma ótima oportunidade de negócio. A preocupação com o meio ambiente está cada vez maior. Muitos preferem fornecedores, indústrias ou outras empresas que se comprometem com o meio ambiente e se preocupam com a sustentabilidade. A preocupação ambiental melhora a imagem da empresa perante clientes, consequente, aumenta sua lucratividade.

Sendo assim, agora sabemos a importância e os benefícios do descarte correto dos resíduos industriais. Podemos perceber que se torna imprescindível manter uma rotina da gestão de resíduos dentro de uma empresa. Não se trata apenas de uma preocupação ambiental ou com saúde pública, mas uma responsabilidade e uma exigência legal, que pode acarretar consequências para imagem da empresa e, ainda, afetar seu negócio com a perda de clientes ou sanções legais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog  sobre normas aplicáveis aos locais de armazenamento de resíduos industriais. 

 

 

 

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!