Qual importância da logística reversa para a indústria automotiva?

Qual importância da logística reversa para a indústria automotiva?
5 (100%) 1 voto

Logística reversa para a indústria automotiva

É muito importante que empresas implementem programas de logística reversa para a industria automotiva dada a relevância do setor na economia do país e o impacto ambiental do descarte incorreto dos veículos velhos.  A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu a destinação final de resíduos sólidos. Entretanto, a lei não contempla a regulamentação para automóveis.

O Brasil ocupa a nona posição no mercado mundial de veículos automotivos. Além das questões socioambientais, a logística reversa para a indústria automotiva é uma atividade essencial para reduzir custos, viabilizar a automação, inovar e aperfeiçoar processos de produção. Confira!

Leia: Logística Reversa: quais Estados já regulamentaram e como instituir?

Situação da logística reversa para a indústria automotiva

Logística reversa para a indústria automotiva

De acordo com a revista Quatro Rodas apenas 1,5% da frota brasileira passam por processo de reciclagem, ou seja, a quantidade de carros velhos recuperados pela logística reversa para serem reaproveitados é muito pequena.

A dimensão que a falta de logística reversa para a indústria automotiva esta relacionada com a quantidade de veículos descartados que já não está mais em condições de uso. Países como Argentina, Japão e Estados Unidos recuperam e reciclam 95% dos carros que saem de circulação.

Muitos desses veículos ou são levados a desmanches, que muitas vezes atuam de forma inadequada, ou são simplesmente abandonados nas ruas das cidades ou apreendidos por órgãos de trânsito e entulhados em depósitos a céu aberto. Não é difícil sair pelas ruas no país e ver carros velhos abandonados.

Logística reversa para a indústria automotiva

Quando descartados de forma incorreta, esses veículos causam vários impactos ao meio ambiente e a saúde humana, como: a disseminação de doenças como dengue; contaminação das águas e solo por fluidos contaminados (combustível e óleos são exemplos); desperdício de materiais que poderiam ser reaproveitados, poupando assim o meio ambiente da extração de nova matéria prima.

Saiba quais são os impactos ambientais de uma má gestão de resíduos.

Conceito de logística reversa para a indústria automotiva

Logística reversa para a indústria automotiva

Hoje os consumidores exigem mais que as empresas apliquem práticas sustentáveis em seus processos. Em particular, a indústria automotiva está enfrentando uma crescente pressão para aplicar essas práticas dentro da sua gestão da cadeia produtiva.

Para tanto, implantar um sistema de logística reversa demonstra que a indústria automotiva se preocupa com a preservação ambiental. Através da logística reversa os veículos velhos serão destinados de forma ambientalmente correta.

Grande parte dos materiais utilizados na produção de veículos podem ser reaproveitados como:

  • aço: estes metais compõem 66% dos veículos e podem ser comercializados ou reaproveitados em seus processos;
  • plásticos: 9% dos materiais utilizados na fabricação de carros são plásticos e que podem ser reciclados;
  • alumínio: compõe 6% dos veículos. É um material que podem ser reciclado diversas vezes sem perder suas características. Além do mais, tem um alto valor agregado. ;
  • borracha: 4% dos materiais utilizados nos veículos são de borracha, incluindo os pneus. Esses materiais podem ser reciclados;
  • vidros: compõe 3% dos veículos;
  • zinco, cobre e chumbo: compõe 2%.

A logística reversa para a indústria automotiva é um conceito que está em construção ainda. No entanto, é um meio para implementar uma gestão de recuperação, reciclagem e reutilização.

Saiba como logística reversa de pneus evita descarte irregular no meio ambiente.

Como implantar a logística reversa?

Logística reversa para a indústria automotiva

A logística reversa cria obrigações e responsabilidades para que as empresas coletem e deem a destinação final adequada dos resíduos.

O sistema funciona da seguinte forma:

1) Consumidores levam os veículos velhos ao posto de coleta indicado pela industria automotiva, podendo ser desmanches;

2) O material coletado nos veículos podem ser encaminhados para a industria automotiva ou comercializados;

3) Após serem entregues aos fabricantes, os matérias são encaminhados a destinação mais apropriada. Podem ser enviados para reutilização, reciclagem, tratamento e descarte final.

A decisão de qual a melhor maneira de dar a destinação aos materiais é definida de acordo com o tipo de resíduo e tecnologias disponíveis para o seu tratamento. Observando sempre o ciclo de vida do produto.

A conscientização dos consumidores de como proceder com os veículos velhos é fator determinante para o sucesso da logística reversa para a industria automotiva. Além disso, é necessário informar a eles que a empresa realiza a logística reversa, pois todos os materiais que não servem mais ao consumo primário devem ser descartados da forma correta para evitar a contaminação ambiental.

Saiba as diretrizes para implementação do Sistema de Logística Reversa.

Operação do sistema de logística reversa

Logística reversa para a indústria automotiva

A operação do sistema de logística reversa para a industria automotiva pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o sistema de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Logística reversa para a indústria automotiva

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

A logística reversa para a industria automotiva trata-se de um instrumento que estimula a reflexão tanto das montadoras como também dos consumidores sobre a importância do descarte correto dos veículos velhos. O sistema tem a finalidade de reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir a geração de resíduos e incentivar o consumo sustentável.  Além disso, tem impacto positivo aos negócios da empresa, tornando a marca conhecida como uma organização ambientalmente responsável. Portanto, a empresa deve buscar informações para implantação do sistema e não deixar de cumprir a lei.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: O que diz a lei ambiental sobre a obrigação da logística reversa?

Logística reversa para a indústria automotiva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019